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Foto: divulgação
A notícia sobre a compra do Twitter por Elon Musk causou enorme repercussão e não é por menos: o valor de 44 bilhões de dólares impressiona e o Twitter já era uma rede social que causava um burburinho por conta própria.
O engajamento dos usuários é alto, assim como o nível de polêmica, reclamações de todos os tipos e discussões sobre como a rede social pode ser um problema para a saúde mental, produtividade e até para democracias e sistemas políticos.
Por isso pode parecer que ela não é a mais indicada para empresas aparecerem e participarem. Mas isso não é verdade: há muito potencial a ser explorado com o Twitter e isso deve permanecer e até melhorar sob nova direção.
Como conquistar esse espaço?
Não há como usar a mesma estratégia no Twitter, que é bastante limitado pelo espaço e tem suas “regras de etiqueta” próprias que em outras redes sociais ou meios de comunicação.
Por exemplo, uma empresa de apostas pode perfeitamente fazer uma campanha sobre como abrir conta Bet365, explicando os pontos positivos da plataforma, seus vários métodos de depósito e saque, como é fácil criar a conta, aproveitar bônus e apostar em todo tipo de esporte e competição.
E é exatamente isso que as empresas de apostas fazem, aproveitando o poder das redes sociais para chegar em grandes públicos. Mas não adianta só fazer publicidade porque isso ficará claro e logo seu perfil pode ser deixado de lado pelos usuários. É preciso entregar mais: promoções, por exemplo. Ou então uma comunicação engraçada ou informativa que traga notícias recentes, repercussão e resultados de jogos, quem fez gol, quem se machucou e por aí vai. Também é possível usar o Twitter para chamar gente para seu site de conteúdo ou loja online.
O uso de memes é algo que muitas empresas não ficam tímidas em lançar mão e faz sentido: se a conversa é com memes e eles surgem a todo momento, por que não fazer parte da brincadeira? Claro, sem perder de vista o objetivo principal, que é vender um produto e nem derrubar o nível ou participar de coisas que não sejam tão saudáveis.
O gestor da conta na rede social precisa ser bastante habilidoso para saber qual é a hora de entrar na brincadeira, de não entrar e de parar. E ele também precisa ter liberdade e a confiança da empresa, afinal se cada tweet for inspecionado para ser aprovado, a espontaneidade se perderá.
As redes sociais são uma poderosa commodity
Empresas que conseguem cavar seu espaço em redes sociais e serem seguidas de perto por usuários e clientes ou potenciais clientes têm um ativo que vale ouro. Esse tipo de relação completamente nova vale muito porque qualquer nova informação, campanha ou produto pode ter interessados logo de cara.
Ao mesmo tempo, é preciso tomar cuidado. Um passo errado pode significar um grande retrocesso. E não é preciso nem ser um cancelamento por uma piada de mau gosto ou um comentário mal pensado.
É comum que empresas que não tem profissionais específicos para a área de social media queira atirar para todo lado pensando que é só abrir uma conta que os milhares de seguidores farão fila para consumir seu conteúdo. Mas a verdade é que cada seguidor será duramente conquistado e cada post precisa ser bem pensado.
O impacto negativo de uma empresa que tem uma conta em uma rede social mas ela está sem conteúdo novo é enorme. Afinal, parece desleixo, como se a empresa não cuidasse de uma vitrine de loja.
Portanto só crie contas em redes sociais relevantes para sua empresa e que você manterá, seja por conta própria criando a disciplina ou, se tiver mais recursos, com um profissional capacitado e antenado. Além de ser uma fonte de entretenimento online, as redes sociais também servem para ganhar conhecimento sobre assuntos, temas da moda e como pessoas e empresas se apresentam para o mundo. Não perca essa oportunidade de mostrar seu valor.