
Luciano Franz, um dos diretores da Computech responsáveis pelo novo projeto
A porto-alegrense Computech firmou um consórcio com outras três empresas gaúchas para criação de uma nova antena Wi-Fi e Wi-Max de baixo custo para a faixa de 5,8Ghz com Radome Shield Integrado.
Conforme Luciano Franz, diretor técnico do projeto, a meta é oferecer preços mais baixos do que antenas concorrentes sem radome, na ordem de 20 a 30%, além de uma antena que custe de duas a três vezes menos que concorrentes importadas com radome.
A promessa do consórcio - cujas integrantes a Computech prefere, por questões estratégias, não divulgar - é produzir em torno de 300 unidades/mês, o que representa algo próximo de 10% do mercado geral deste tipo de antena, conforme Franz.
“Gradativamente, pretendemos elevar esse número, tornando-nos, em um ano, líderes de mercado no segmento de antenas parabólicas de tamanho médio”, comenta Alcyr Cardoso outro diretor da Computech envolvido no projeto.
As novas antenas, segundo ele, serão vendidas já a partir da Feira Netcom 2011, que acontece em São Paulo em junho próximo.
Detalhes
O radome shield é uma proteção colocada na volta do prato da antena para protegê-la de interferências e ruidos de outros enlaces.
“Como na tecnologia Wi-Fi e Wi-Max o ruído de outros enlaces em 5,8Ghz é cada vez mais comum e alto, provedores de Internet, prefeituras e empresas precisarão de antenas cada vez mais imunes a ruídos laterais, coisa que já ocorre em outras tecnologias, como backhaul, para celulares e enlaces de backbone de operadoras de telecom em faixas licenciadas”, explica Franz.
O desafio...
Segundo o diretor técnico, o desafio do novo projeto é desenvolver um material para uma antena que absorva a energia lateral e o ruído de outros enlaces próximos sem diminuir o sinal principal e a custo baixo.
A união faz... antenas
Para solucionar o problema, a Computech trabalha no desenvolvimento de um material plástico, dotado de cristais amorfos, usando nanotecnologia.
“E nisso atuamos em parceria com outras empresas locais, de outros ramos de atividade, que contribuíram enromemente para o desenvolvimento final de nossa tecnologia”, ressalta Cardoso.
Revolução Farroupilha
Os dois diretores definem o projeto como uma “revolução no provimento de acesso a nível nacional e mundial”, tudo com tecnologia 100% gaúcha.
Lançamento rima com crescimento
O novo projeto é uma das apostas da Computech para fomentar sua estratégia de crescimento, estipulada em torno de 50% para este ano.
E não é de hoje que as novidades se incluem nos planos de expansão da companhia, que no ano passado aumentou em aproximadamente 35% o faturamento médio anual, que fica em torno de R$ 4 milhões.
Em setembro de 2010, a Computech anunciou o lançamento de duas antenas Wi-Fi e Wimax para enlaces de rádio 5,8 Ghz de longo alcance, fabricadas em sistema de pétalas patenteado pela própria empresa.
Os equipamentos, que agregavam a promessa de durabilidade até duas vezes maior do que as concorrentes importadas a um custo em torno de 15% menor na polaridade simples e 25% na bipolaridade, fizeram sucesso: em uma semana no mercado, 200 unidades vendidas.
Para 2011, a meta é vender em torno de 2 mil a 2,5 mil equipamentos destes modelos, em função das perspectivas de crescimento do mercado brasileiro de banda larga com a chegada do PNBL, segundo contou Franz ao Baguete no ano passado.
Voltadas ao mercado de provedores de acesso e empresas da área, as antenas também oferecem duas vezes mais resistência ao vento do que as concorrentes, atuando em banda de frequência que vai de 5150 a 5815Mhz - justamente a faixa de Wi-Fi e Wimax brasileira.
Portfólio extenso
A Computech já fabrica outras antenas de curto alcance, paineis e rádios Wi-Fi da linha C3 e Flexwave.
Os equipamentos são certificados pela Anatel, inclusive os recém-lançados.
A empresa também oferece consultoria, projeto de redes, hardware e software, housing de webs e manutenção das redes, além de atuar também como Internet Services Provider.
A estrutura geral da companhia compreende operação com mais de 80 estações de rádio, tendo cobertura na região de Porto Alegre e Grande Porto Alegre.