DESEMBARQUE

Congonhas terá bolsão para carros de aplicativo

Ideia é reduzir o trânsito na região e proporcionar segurança aos profissionais.

14 de maio de 2024 - 10:57
Foto: Depositphotos

Foto: Depositphotos

O Aeroporto de Congonhas anunciou a criação de um bolsão para carros de aplicativos na entrada do sítio aeroportuário, próximo ao bolsão para táxis credenciados e ao estacionamento de uma locadora de veículos, com inauguração prevista para julho deste ano.

Segundo a Aena, administradora do aeroporto, a iniciativa faz parte de um compromisso em aprimorar o sistema viário do aeroporto e proporcionar um local adequado para que os profissionais possam aguardar novas corridas com segurança. 

As obras de adequação do local já tiveram início, e contemplam uma área total de 4 mil m² com capacidade para 145 vagas. 

A área de espera dos passageiros para embarque nos carros de aplicativos permanecerá no piso inferior, descendo a rampa após a saída do desembarque dos voos. 

Com o bolsão, os motoristas não precisarão mais circular pelas vias internas e externas do aeroporto enquanto aguardam um novo passageiro, o que deve reduzir também o trânsito na região.

O projeto ainda prevê que as empresas de aplicativos organizem filas virtuais para uma melhor organização do fluxo de chamadas.

Além disso, a Aena irá aprimorar a sinalização e orientação do meio-fio com o objetivo de facilitar o encontro entre motoristas e passageiros.

Na prática, serão instalados setores de embarques, com indicações por números e cores, para que os passageiros aguardem no local exato da parada de seus veículos.

Também serão contratados 56 profissionais, sendo 23 exclusivamente para orientação aos passageiros e motoristas. 

Para 2025, a Aena prevê uma segunda fase do projeto com a criação de uma praça para o embarque de passageiros em carros de aplicativos. 

Com cerca de 70 vagas de parada, o local ficará na cobertura do atual edifício garagem, com acesso facilitado logo após a saída do desembarque de voos. 

Visando aumentar o conforto dos passageiros, serão criadas áreas comerciais e lounges de espera.

Criado em 1936, o Aeroporto de Congonhas fica localizado no município de São Paulo e é o segundo mais movimentado do país. Diariamente, o local recebe um fluxo de pessoas que supera 70 mil passageiros, em duas pistas que pousam e decolam mais de 590 voos por dia.