
Encontrar uma carreira promissora nem sempre é uma tarefa simples, ainda mais quando a intenção é aliar trabalho a qualidade de vida. O universo gamer é considerado um setor que movimenta milhões todos os anos e a procura por esse mercado disparou nos últimos anos.
A popularidade dos tradicionais jogos eletrônicos ganhou muita força e teve grande crescimento. Em meio a essa ascensão, milhares de pessoas se dedicaram a se profissionalizar para viver do esporte.
A paixão por eSportes faz com que pessoas do mundo todo se reúnam em competições cada vez mais esperadas. Entre tantos jogadores espalhados pelo mundo fica a pergunta sobre qual a maior representatividade na profissão pro player em relação a nacionalidade do jogador.
Pensando nisso, o site de bets em eSports Betway realizou um levantamento de alguns destaques profissionais na carreira pro player. Através dela, é possível entender as expectativas desse mercado e qual o cenário brasileiro no eSports.
Brasileiros ocupam posição de destaque nos top 3
A profissionalização da carreira de pro player no eSporte ocorreu de forma tardia, porém isso não impediu que o esporte ganhasse corpo no país. Isso ocorre porque independente de ser considerada como profissão, já era alvo de interesse.
Muitos brasileiros estão fazendo parte dessa promissora e revolucionária profissão e o setor cresceu demasiadamente em relação a carreira gamer. Sendo assim, fica fácil entender o motivo de tanta popularidade entre jovens adultos e crianças.
O fato é que essa profissão revelou muitos talentos para nosso país, alguns deles foram grande destaque nas principais competições. Na matéria a Betway aponta o CS como exemplo, é uma modalidade que conta com maior número de jogadores profissionais e boa parte desse número é composta por jogadores brasileiros.
A verdade é que existem muitos brasileiros protagonistas desse promissor cenário na carreira gamer. Mas nem sempre esses pro players tem sua nacionalidade conhecida.
Alguns jogadores se destacaram por ajudar a popularizar a expansão da modalidade no Brasil. O exemplo é o pro player FalleN, que serviu de inspiração para outros players como ART, TACO, FER, KS CERTO, fnx, Olga, AMD, Boltz, AMD.
Além disso, FalleN está entre os 212 players profissionais. Esse fato é de extrema importância, se levarmos em consideração que o esporte até pouco tempo não era levado a sério e tão pouco considerado profissão no Brasil.
Conheça as estatísticas dentro das 4 modalidades
CS: GO essa modalidade ficou conhecida por marcar o início da era do eSports e consequentemente a trajetória da carreira pro player. Em tempos onde o pro player não era considerado uma modalidade esportiva, por isso teve tanta importância para o ramo.
No mundo todo, a Suécia é considerada o País que possui mais pro player, em segundo lugar está a América: Estados Unidos e em terceiro lugar se encontra o Brasil com uma boa representatividade setor player. Ainda há grande estimativa de crescimento desse setor no Brasil.
No DotA2 conquistou diversos públicos, mas tem predominância Chinesa na representação dos pro players. A modalidade conta com 56 jogadores brasileiros competitivos e embora tenha crescido no país ainda ocupa o oitavo lugar.
LoL possui 2.597 pro players espalhados pelo mundo, a maior parte da Europa e mais a China ganha o ranking. O que já era de se esperar, afinal a cultura Lol é levada muito a sério no país.
VALORANT embora tenha pouco tempo no competitivo, esse novo jogo já tem 1.846 pro players. Sendo a liderança dos EUA com 278 competidores, o Brasil com 130 representantes na categoria e por último a Turquia com 95 profissionais.
Essa consolidação no cenário dos eSportes faz com que haja forte tendência de crescimento para o setor e com ela certamente haverá grandes chances de aumento no número de pro players.
Outro fator a ser considerado é que todos os anos novas competições oficiais de outras modalidades são criadas. Com isso, surgem cada vez mais profissionais do universo player.
Portanto, embora alguns países tenham mais destaques do que outros em relação a nacionalidade dos seus talentos, o principal é que o setor está em crescimento constante e ainda possui grande possibilidade de surgimento de novos nomes.
E você já se arriscou em alguma prática gamer?