por Espetto Carioca

Conquiste sua renda extra trabalhando com tráfego pago

18 de outubro de 2022 - 12:08

Com as pessoas cada vez mais conectada a internet e ao mundo digital tornou-se possível conciliar o trabalho formal com um trabalho que gere uma renda extra no final do mês para ajudar nas contas da casa, para criar um fundo emergencial ou para realizar algum sonho.

As razões para as pessoas irem em busca de obter dinheiro extra são inúmeros e a procura por trabalhos de meio período ou que possam ser realizados após o expediente aumenta cada vez mais. A BARE International, apontou em pesquisa realizada, que 60% dos trabalhadores brasileiros com trabalho formal fazem algum tipo de trabalho informal para completar a renda familiar no final do mês.

Atualmente existem diversas formas de iniciar um negócio online, seja para quem está começando do zero quanto pra aqueles que estão pensando em fazer do negócio online uma fonte de renda extra. Ao considerar as suas afinidades e habilidades, é preciso colocar na balança e pesar os prós e contras da atividade extra que pretende executar e assim traçar metas e estratégias e colocar as mãos à obra.  

O marketing digital é uma das opções para ganhar dinheiro com a internet, tanto por pessoas sem experiência quanto para quem tem formação ou alguma experiência em marketing.

Programa de afiliados

O programa de afiliados é uma das formas de se conseguir renda extra ou dar início a um novo trabalho online e conta com uma infinidade de opções de produtos. 

Não é necessária muita experiência para se tornar um afiliado. Os afiliados divulgam produtos de empresas e são recompensados com uma comissão quando uma venda é realizada através dos links que as empresas disponibilizam. Dessa forma é possível gerar renda sem criar uma nova marca e sem a preocupação de gerenciar e manter um estoque. O modelo de negócio do programa de afiliados baseia-se em como o afiliado desempenha seu papel de vendedor.

Para ser um afiliado é preciso eleger produtos ou serviços que que você mais se identifica, tópicos que te chamam mais a atenção e que seja interessante para seu público. Existem diversas redes de marketing de afiliados assim como diversas marcas tem o seu próprio programa de afiliados. Existem alguns modelos de programas de afiliados como:

Influencers e blogueiros – possuem seu próprio público e usam a estratégia de ter seu nicho direcionado a eles de forma específica. A parceria das empresas com influenciadores é gerar uma imagem de confiabilidade e alcançar um engajamento maior com a audiência do influenciador ou blogueiro.

Programa de afiliados de busca – esse tipo de programa de marketing de afiliados é menos adequado para aqueles que acabaram de começar no programa de afiliados, pois é necessário fazer gastos extras, esse tipo de programa impulsiona e promove o tráfego de sites por meio de propagandas online, como o Google Ads.

Como sabemos no marketing digital tudo se inicia com a atração de potenciais clientes, se não conseguimos atraí-los de maneira adequada não teremos sucesso. Existem 4 tipos de tráfegos que podemos usar para alcançar nosso público-alvo, entretanto o tráfego pago e o tráfego orgânico são os mais usados quando os usuários utilizam buscadores para encontrar uma marca, serviço ou produto desejado.

O tráfego orgânico são anúncios não se investe dinheiro para colher os resultados de forma rápida, e se baseia no interesse das pessoas por algum produto ou serviço que procura, ou seja, são visitas realizadas de forma espontânea.  

Seja um empreendedor digital com tráfego pago

Para aquelas pessoas que são formadas em marketing ou tem conhecimentos ou experiência em mídia social, pode se tornar um empreendedor digital, usando o tráfego pago, para planejar e implementar estratégias e conseguir mais engajamento e tornar a marca do seu cliente mais conhecida na internet. 

Para alcançar as metas e objetivos estratégias devem ser implementadas, pois o tráfego pago sozinho não traz resultados milagrosos, e para que os algoritmos das plataformas de anúncios percebam que o conteúdo tem relevância.

Existem duas formas mais conhecidas de pagar por um anúncio de tráfego pago que são: CPC e CPM, fontes que são plataformas onde os anúncios são criados em formatos diferentes, como links, vídeos, banners, e o pagamento varia conforme a fonte escolhida para cada anúncio criado.

CPC – Custo por clique

O custo por clique é a forma mais adotada de pagamento, ou seja, paga-se por cada clique recebido por anúncio. Quando se clica no anúncio o usuário é levado a página do anunciante, onde o usuário conhecerá sua marca, serviços e produtos.

CPM – Custo por mil impressões

Nesta forma de pagamento é realizado pela quantidade de impressões que teve o anúncio, ou seja, a quantia de vezes que o anúncio foi visto, e a cobrança é realizada quando o anúncio é mostrado para mil usuários.

Erros que devem ser evitados quando fazemos tráfego pago

Ao se tornar um empreendedor digital é preciso ficar atento a erros que não devem acontecer ao investir no tráfego pago e assim melhorar sua estratégia de publicidade.

Não saber quem é seu público-alvo

Existe um sério risco ao usar as fontes de tráfego pago e essas não se tornarem efetivas ou pouco efetivas se não conhecemos os hábitos, comportamentos e a linguagem que o público-alvo utiliza.

Pesquisando em qual rede social a maioria, cerca de 90%, dos potenciais clientes se encontram, não é necessário investir em tanto anúncio nas redes sociais onde esses não se encontram. 

Tendo a informação de onde concentrar seus anúncios, é possível definir qual a palavra-chave usar neles para chamar a atenção do cliente. As palavras-chave são usadas pelas fontes de tráfego pago, assim como no tráfego orgânico para realizar o cruzamento de dados do seu anúncio com as informações dos usuários.

Ter seu anúncio nas primeiras posições dos buscadores são a meta das empresas para promoverem sua marca, sendo assim ao utilizar otimizadores de SERP API, obtêm-se resultados de links e informações relacionados ao que os usuários pesquisaram, e dessa forma é possível criar estratégias mais eficazes garantindo assim as primeiras posições nos buscadores. 

Ações com falta de clareza

É importante ter clareza sobre a ação e impacto que o anúncio deve provocar nos clientes potenciais, ao gerar o tráfego, a falta dela podem deixar os usuários perdidos e dessa forma o anúncio receber uma alta rejeição.

Anúncios exagerados e falsos

Anúncios que apresentam informações enganosas e falsas, induzem o consumidor ao erro. Há uma linha tênue entre o que é verdade e o que é falso no mundo do marketing. Dessa forma é preciso manter cuidado e atenção para não divulgar informações e produtos que não são corretos e não cumpra com o que se anuncia. Trabalhe somente com anúncios e informações verdadeiras.