.png?w=730)
Paulo Felipe Martins, CEO da Vela Latam (Foto: Divulgação)
A Constellation Software, um grande grupo canandense especializado em aquisições de empresas de software, anunciou a compra da Servcom, mineira especializada em soluções de automação para cartórios.
O negócio foi fechado pela Vela Latam, uma das marcas do grupo. O valor e os termos da transação não foram revelados.
Com sede em Belo Horizonte, a Servcom é uma empresa de 37 anos. Atualmente, seus softwares personalizados contemplam notas, títulos e documentos, protestos e pessoas jurídicas.
Após a venda, Bernardo Lara, até então diretor financeiro da Servcom, assume a posição de CEO. Todo o quadro de funcionários será mantido e os demais diretores manterão sua autonomia nas tomadas de decisão.
Para o executivo, a transação tem tudo para representar um salto significativo para a empresa.
“Estamos extremamente entusiasmados com esta nova fase e comprometidos em continuar oferecendo serviços de excelência para os cartórios brasileiros, agora fortalecidos por uma parceria global que tende a impulsionar ainda mais a nossa capacidade de inovação”, destaca Lara.
Para Paulo Felipe Martins, CEO da Vela Latam, a aquisição da Servcom representa um marco estratégico na expansão da vertical de cartórios no mercado brasileiro.
“Estamos muito felizes com a chegada da Servcom ao portfólio da Vela Latam. Acreditamos que essa parceria trará benefícios mútuos, além de permitir que a tecnologia nos cartórios brasileiros seja cada vez mais impulsionada”, completa Martins.
No mercado desde 1995 e com sede em Toronto, o grupo Constellation Software conta com mais mil empresas de software adquiridas em seu portfólio. A receita total gira em torno de US$ 4 bilhões.
O modelo de negócio é adquirir companhias de software de nicho, visando ter ganho de escala concentrando atividades meio e promovendo vendas cruzadas.
No Brasil, a Constellation começou a fazer aquisições em 2019, parecendo apostar em empresas com um perfil comum de expertise nas particularidades jurídicas e tributárias do país. Ao todo, foram 15 aquisições, nem todas elas divulgadas.
Entre os negócios conhecidos, estão a Kurier e a Aurum, uma companhia pernambucana e outra catarinense, ambas focadas em software jurídico; a Apdata, de soluções de gestão de recursos humanos; e a Escriba, paranaense de software especializada em sistemas para a área notarial e registral.
Recentemente, o grupo anunciou a compra da Metadados, uma empresa tradicional no segmento de software para recursos humanos com sede em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha.