FUTEBOL

Corona cria pagamento por camisa

Torcedores do América do México podem pagar cerveja dentro do estádio por meio de chips no escudo das camisas.

23 de novembro de 2023 - 17:23
Foto: divulgação.

Foto: divulgação.

A Corona, marca de cerveja mais popular do México, implementou o pagamento por aproximação para bebidas dentro do Estádio Azteca, na Cidade do México, usando uma plataforma inusitada: as camisetas dos torcedores. 

O América do México, um time patrocinado pela Corona, autorizou a empresa a inserir chips debaixo dos escudos das camisetas, o que é feito pelos torcedores em lojas autorizadas ou no próprio estádio.  

Assim, os vendedores no estádio podem autorizar um pagamento aproximando um dispositivo móvel do torcedor. 

O chip é à prova d'água, ou seja, continua funcionando mesmo em contato com suor ou com chuva, e conecta-se diretamente à carteira digital do torcedor por meio de um mecanismo de radiofrequência.

Segundo o site Máquina do Esporte, o mecanismo foi batizado de Jersey Pay (jersey é camiseta em espanhol) e foi testado pela primeira vez em uma partida entre o América e Juarez, em abril de 2022.

O projeto tem uma raiz prática. A Corona notou que a venda de bebidas no estádio estava em baixa, uma vez que os torcedores levavam pouco dinheiro e deixavam os celulares e cartões de crédito em casa, temendo roubos, um problema comum no estádio e nas proximidades.

A Corona incentiva a adoção do novo mecanismo dando um desconto no valor do copo de cerveja, que passa de US$ 6 para US$ 3,50, ao pagar com o Jersey Pay.

Até o momento, foram instalados 30 mil chips, que ajudaram a aumentar o consumo da cerveja em 35%.

Criada em 1925, a Corona Extra é considerada a marca de cerveja mais popular do México e a cerveja importada mais vendida em 150 países. 

Fundado em 1916, o América do México pertence à Televisa, gigante mexicana do setor de mídia, e é o maior vencedor da liga mexicana, com 14 conquistas. O time possui a terceira maior torcida do mundo, com 26,4 milhões de torcedores, conforme uma pesquisa divulgada pela FIFA em 2018.

A sede do América fica no Estádio Azteca, o maior estádio do país, com capacidade para 87 mil torcedores. Inaugurado em 1966, o local sediou algumas partidas de futebol dos Jogos Olímpicos de Verão de 1968 e da Copa do Mundo de 1970.