
A CPFL Energia obteve a certificação ISO 27001 com consultoria da gaúcha E-trust.
Hoje, apenas 23 empresas no Brasil são aderentes à norma, que estabelece melhores práticas de gestão de risco para informações, sistemas de informação e as informações de seus clientes e parceiros de negócio.
A companhia controla 36 empresas na área de geração, distribuição e comercialização de energia no Brasil, com faturamento total de R$ 1,2 bilhão em 2009.
“Grande parte desse sucesso se deve aos excelentes profissionais da e-trust que trabalharam neste grande desafio”, acredita Marcio Félix, gerente de Tecnologia da Informação do Grupo CPFL Energia.
A E-trust é especialista em segurança da informação e tem escritórios em São Paulo e Porto Alegre.
A empresa foi responsável pela primeira implementação de ISO 27001 em uma empresa gaúcha, realizada na na fabricante de tubos, chapas e telhas de aço Zamprogna em 2008.
Em todo mundo, 7 mil empresas tem o selo ISO 27001, uma alta de 70% frente a números de 2008.
Metade está no Japão, onde a ISO 27001 já é obrigatória para quem quer vender ao governo.
No Brasil, a evolução tem sido mais lenta. Quando a E-trust fez a implentação na Zamprogna, eram 18 os donos do selo.