
Bons tempos que não voltam mais. Foto: flickr.com/photos/claudius9uk/
A Dataprev, estatal de processamento de dados da Previdência Social, migrou para plataforma baixa todos os dados e sistemas previdenciários da Receita Federal do Brasil (RFB) e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) antes armazenados em mainframes.
O trabalho da equipe de TI da Dataprev envolveu dez grandes bancos de dados e 8,5 bilhões de registros, além da implantação simultânea de 12 grandes aplicações e a conversão para Java de 3,4 milhões de linhas de código escritas em Cobol.
Encerrado em 27 de dezembro, o projeto põe fim a uma longa migração que chegou a envolver um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público Federal, em 2008.
“Foi uma das maiores e mais complexas operações de migração de sistemas de plataforma alta para aberta já realizadas no país ”, avalia o diretor de Relacionamento, Desenvolvimento e Informações da Dataprev, Rogério Mascarenhas.
De acordo com a estatal, a mudança representa “o fim da dependência tecnológica do mainframe, baseado em linguagens e ambientes proprietários”.
A nova arquiterura traria “pleno domínio de desenvolvimento dos sistemas, maior capacidade e rapidez de atendimento às demandas, facilidade de manutenção e menor custo – devido à diversidade de fornecedores, ferramentas e linguagens”.