SAPATOS

Democrata faz campanha com Gisele Bündchen e Cadastra

Calçadista terá braço feminino para atender demanda que já soma 25% das compras nas lojas da marca.

09 de setembro de 2024 - 17:18
Gisele Bündchen para a Democrata (Foto: Divulgação)

Gisele Bündchen para a Democrata (Foto: Divulgação)

A Democrata, empresa do segmento de calçados masculinos, escolheu Gisele Bündchen para representar seu ingresso no mercado de calçados femininos em um projeto de comunicação e estratégia realizado pela Cadastra, agência digital fundada em Porto Alegre e sediada em São Paulo.

A campanha tem início nesta terça, 10, e abrange a divulgação de tênis urbanos femininos em ações veiculadas em plataformas digitais, TV aberta e fechada e mídia exterior.

Para que a estratégia fosse bem sucedida, a Cadastra estudou a comunicação do mercado em que a marca está inserida e das consumidoras alvo.

Combinando bases de dados da Democatra e do mercado, a empresa pôde realizar milhões de arranjos para compreender o ecossistema do novo braço da calçadista.

A partir disso, a agência identificou que o público prioritário da Democrata são mulheres entre 25 a 60 anos, conectadas em várias plataformas e que têm uma visão colaborativa sobre o trabalho e a vida.

O anúncio vem em boa hora, visto que, atualmente, 25% das compras nas lojas da marca são realizadas por mulheres. No e-commerce essa taxa chega a 38%. 

"Gisele foi escolhida para representar essa nova fase da empresa, pois incorpora os principais valores do negócio, personificando como ninguém o conceito de estar à vontade em sua própria pele. Ela representa a mulher que busca conforto de forma bem resolvida e sabe aproveitar a elegância descontraída, características identificadas em nossa pesquisa com o público-alvo", afirma Breno Cintra, diretor criativo e de marketing da Democrata.

O plano de ação focado na mídia off-line tem como destaque inserções na TV aberta e fechada, incluindo programas como estreias de novelas e talk shows de auditório. 

Nos anúncios de rua, a empresa apostou em formatos de grande impacto em transportes públicos, mobiliário urbano, mídia aeroportuária e painéis em diferentes estabelecimentos.

Já o plano digital explora plataformas mais conhecidas com recursos de mapeamento de dispositivos conectados à mesma rede de Wi-Fi onde o anúncio da TV foi entregue.

Nessa etapa, também ocorre o re-targeting no mobile e outro que identifica assuntos que estão em alta para elaborar estratégias de mídia segmentadas.

Há quase quatro décadas no mercado, a Democrata comercializa sapatos sociais para o público masculino, assim como acessórios. Hoje, a marca exporta seus produtos para mais de 60 países na América Latina, América do Norte, Europa e Oriente Médio.

Idealizada em 2000 como uma agência de performance, hoje a Cadastra atua com uma oferta que inclui serviços de agência digital, serviços de consultoria e tecnologia. No ano passado, a empresa faturou R$ 175 milhões, alta de 57%. Para este ano, a expectativa é atingir R$ 245 milhões enquanto se prepara para uma futura rodada de capital.