Dzyon: soluções fiscais baseadas em Progress

A paulista Dzyon acaba de criar uma família de ferramentas, baseadas em tecnologia da norte-americana Progress, voltadas para aplicações de nota fiscal eletrônica e enquadramento de empresas no novo modelo de SPED.

23 de fevereiro de 2011 - 11:10
Francine Nonaka

Francine Nonaka

A paulista Dzyon acaba de criar uma família de ferramentas, baseadas em tecnologia da norte-americana Progress, voltadas para aplicações de nota fiscal eletrônica e enquadramento de empresas no novo modelo de SPED.

Com infraestrutura de dados da Progress, as soluções automatizam processos que vão desde a digitalização dos documentos até as rotinas típicas de um escritório de contabilidade, como acompanhamento dos negócios de clientes, cumprimento de prazos e exigências de documentação legal, entre outras.

A família inclui o Dzyon NF-e Corporate, que digitaliza e otimiza o processamento de notas fiscais em organizações de maior porte.

A ferramenta foi construída a partir da tecnologia Progress Sonic ESB (Enterprise Service Bus), um modelo de barramento que amplia o gerenciamento de dados operacionais, a colaboração entre usuários e a interconexão com fontes de dados heterogêneos.

Outra contribuição da Progress nas soluções da Dzyon é fornecida pela plataforma OpenEdge, que possibilita que as novas ferramentas funcionem tanto no próprio ERP da fabricante, quanto integradas a sistemas de terceiros, como Oracle e SAP, entre outros.

Já para pequenas empresas, que emitem baixo volume de NF-e mensal, há o novo Dzyon NotaSoft.

Conforme Francine Nonaka, CEO da Dzyon, a solução foi arquitetada a partir do Sonic ESB, que pode ser obtida gratuitamente no modelo de cloud computing.

“Para tanto, a solução utiliza o Progress Web Client, um sistema que permite distribuir, manter e acessar aplicações pela Internet”, destaca Francine. “Até o momento, a adesão soma cerca de 450 clientes, total que deverá crescer à medida que o produto for sendo mais conhecido”, aposta ela.

Outro produto recém-lançado é o Dzyon Contábil, que também incorpora as tecnologias OpenEdge e Web Client.

Concebido para suportar os requisitos impostos pelo SPED e automatizar as operações e processos dos escritórios de contabilidade, o sistema permite que clientes destes estabelecimentos acessem remotamente seus respectivos dados no novo portal ContabilSoft, construído pela Dzyon e linkado abaixo.

Parceira da Progress há mais de 20 anos, a Dzyon usa o OpenEdge como uma das bases para seu ERP, que soma cerca de 200 clientes em todo o país, incluindo nomes como Mitsubishi, Sterling Commerce, McAfee e Yamá Cosméticos.

Além da sede em São Paulo, a companhia mantém unidade em Vitória, no Espírito Santo.