ENERGIA

EDP usa plataforma MAI para negociar compras

Solução da startup Membran-i utiliza inteligência artificial proprietária para realizar os processos.

19 de março de 2021 - 09:44
A EDP está há mais de 20 anos no Brasil. Foto: divulgação.

A EDP está há mais de 20 anos no Brasil. Foto: divulgação.

A EDP Brasil, uma das maiores empresas privadas do setor elétrico brasileiro, adotou a plataforma MAI, solução SaaS de negociação de compras em rede B2B da Membran-i, para automatizar parte dos processos na sua área de compras.

Com alto volume de operações na área de procurement, inúmeras transações mensais e diversos fornecedores, a companhia queria investir para que esses processos fossem realizados eletronicamente.

Assim, procurou no mercado uma solução de automação que permitisse a gestão centralizada. A escolha foi pela plataforma MAI, que estrutura demandas e ofertas de mercado e proporciona negociações anônimas em tempo real, baseada em inteligência de dados.

A plataforma utiliza inteligência artificial proprietária para analisar os requisitos da negociação, orientar os compradores e fornecedores na flexibilização das condições e fazer a decisão de compra dentro da zona de conforto estabelecida.

Durante a implementação da ferramenta, a Membran-i analisou o spend anual do cliente, classificando os produtos e serviços em dois grupos: estratégico (25%) e não estratégico (75%). 

Isso resolveu a necessidade inicial da EDP, que afirma ter ganho produtividade e eficiência no planejamento de demandas e negociação de produtos e serviços não estratégicos, com economia para custo total de aquisição desses itens.

Após a adoção da MAI, foi possível mensurar uma média de 68% em ganhos de processos e 23% de economia, além da possibilidade de ter mais opções de fornecimento e compliance nas negociações.

“Cerca de 75% das nossas requisições são de baixo valor e isso toma muito tempo da equipe de compras, tirando um tempo precioso em que poderia focar nas negociações estratégicas”, explica Neverton Timm, head de supply chain da EDP Brasil.

Com a nova plataforma, a companhia pretende concentrar os esforços do time no que traz mais ganho financeiro para a empresa. 

Para Florent Desidério, fundador e CEO da Membran-i, ter um cliente como a EDP, que gera um alto volume de transações, reforça que a negociação em rede é uma tendência forte que veio para ficar.

Segundo estudo do Gartner, 80% das interações de vendas B2B entre compradores e fornecedores serão por meio digital até 2025. Isso deve ser proporcionado pela convergência de hiper automação, decisões via inteligência artificial e escalabilidade digital.

Há mais de 20 anos no Brasil, a EDP atua em transmissão, comercialização e soluções em energia, além de possuir sete unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica. 

Com mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, a companhia atende cerca de 3,4 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo. Recentemente, adquiriu participação na CELESC, em Santa Catarina. 

Em nível global, a EDP está presente em 16 países de quatro continentes e é uma líder mundial no mercado de energias renováveis.