
Será que essa vaga é real? Foto: Depositphotos.
Quatro de cada 10 empresas americanas postaram uma vaga de trabalho falsa no ano passado, uma estratégia que visa aumentar a moral dos funcionários dentro da empresa.
Pelo menos, é o que aponta uma pesquisa encomendada pela ResumeBuilder.com, uma HRTech americana, com 694 gerentes de RH espalhados pelo país.
A pesquisa também apontou que três de cada 10 empresas têm um anúncio falso ativo no momento.
O objetivo das postagens falsas é sinalizar para os funcionários que a companhia está crescendo, e que reforços estão a caminho para lidar com a carga de trabalho.
A quantidade de anúncios falsos na ponta pode ser maior do que essas cifras indicam, porque muitas empresas postam volumes consideráveis de vagas fake.
Entre os que postaram anúncios falsos, 13% postaram mais de 75% e outros 10% postaram 10 ou mais. Na outra ponta, 26% postaram apenas até três.
Para sete de cada 10 gerentes entrevistados, é “moralmente aceitável” postar uma vaga falsa, o que indica que o número de postagens falsas pode ser maior do que o admitido na pesquisa.
Na pesquisa, os entrevistados apontaram a própria RH como a fonte da ideia das postagens fake em 37% dos casos.
Seguem a gerência sênior (29%), executivos (25%), investidores (5%) e consultores (4%).
As vagas falsas são postadas em diversas plataformas, com destaque para o Linkedin, com 70%.
O processo seletivo fake não fica só na criação da vaga. Dos entrevistados, 39% disseram que sempre contactam os candidatos para as vagas e 45% disseram que algumas vezes.
Entre os contactados, 85% chegam inclusive a ser entrevistados.