EXPANSIONE

Zucchetti compra duas catarinenses

Italianos já gastaram R$ 240 milhões na pequena Concórdia.

13 de dezembro de 2022 - 07:17
Ronei Weber (CEO Smallsoft), Alessio Mainardi (CEO da Zucchetti no Brasil) Joel Souza (CEO Gdoor).

Ronei Weber (CEO Smallsoft), Alessio Mainardi (CEO da Zucchetti no Brasil) Joel Souza (CEO Gdoor).

A Zucchetti, uma multinacional italiana de software de gestão, comprou duas empresas em Concórdia, Santa Catarina, pelo valor total de R$ 140 milhões.

As duas adquiridas são a Smallsoft e a Gdoor, duas empresas muito parecidas: ambas atuam com software de gestão focado em micro e pequenos varejistas e tem mais ou menos 15 anos de mercado.

A Smallsoft tem 40 funcionários e uma base de quase 19 mil clientes. A Gdoor é um pouco maior, com o dobro de funcionários e 37 mil clientes.

As compras aprofundam a presença da Zuchetti no Brasil, um processo iniciado em 2020, quando a empresa comprou a Compufour, outra empresa sediada em Concórdia, também especializada em software de gestão para pequenos negócios nas áreas de varejo e serviços, por R$ 100 milhões.

(Como um pequeno município de 75 mil habitantes no oeste de Santa Catarina gera tantos bons negócios de software de gestão a ponto de virar o destino de R$ 240 milhões de investimentos italianos é uma pergunta que teremos que responder um dia).

Com as novas aquisições, a Zuchetti passa a ter uma base de 100 mil clientes do segmento de varejo no mercado nacional. 

Em nota, a empresa afirma que o objetivo é “consolidar a liderança do segmento de tecnologia para micro e pequenos varejistas no país”. 

É uma meta e tanto, porque esse é um segmento extremamente fragmentado, no qual nem mesmo gigantes nacionais como a Totvs podem dizer que tem uma liderança expressiva.

Tamanho a Zuchetti tem. A empresa afirma ser a maior software house da Itália, com um faturamento de mais de € 1,3 bilhão por ano, 8 mil colaboradores e atende no mundo todo mais de 800 mil clientes, além de ter unidades em 11 países e clientes em mais de 50. 

O Brasil já é o país com o maior número de clientes e parceiros depois do seu país de origem. A empresa já tinha feito sete aquisições no país ao longo de 11 anos, mas não costumava divulgar os negócios.

“A estratégia é criar o maior polo de software para o segmento de varejo, podendo atender com eficiência todo o território nacional através de um canal de distribuição, e com tamanha qualidade e eficácia que representa a Zucchetti no Brasil”, afirma Alessio Mainardi, CEO da operação brasileira da Zucchetti.

As compras devem seguir, focadas em três principais verticais de negócio: tecnologia para pequenos varejistas (PDV), ERP e HRTech. 

Nesse último campo, a Zucchetti comprou no ano passado  51% da startup gaúcha Elofy, especializada em software para gestão de recursos humanos, o que agora se chama de HRtech.

O valor foi inicialmente de R$ 5,6 milhões, mas pode subir muito no futuro. O acordo prevê um pagamento máximo de R$ 40 milhões pelos 49% restantes em três anos, dependendo de metas não reveladas.

A Elofy tem 24 funcionários e clientes como Sicredi, Dasa e EDP Brasil, comando no total 70 mil usuários.