Enterasys à toda no RS

Ainda no primeiro semestre deste ano, o Rio Grande do Sul ganhará um novo parque automobilístico. Trata-se do Velopark, que será instalado na cidade de Nova Santa Rita e já está em vias de conclusão. Entre os ajustes finais está a infra-estrutura de redes, e para isso o fornecedor escolhido foi a Enterasys Networks, que realizará o trabalho através da integradora paulista TDec.
16 de janeiro de 2008 - 16:37
Enterasys à toda no RS
Ainda no primeiro semestre deste ano, o Rio Grande do Sul ganhará um novo parque automobilístico. Trata-se do Velopark, que será instalado na cidade de Nova Santa Rita e já está em vias de conclusão. Entre os ajustes finais está a infra-estrutura de redes, e para isso o fornecedor escolhido foi a Enterasys Networks, que realizará o trabalho através da integradora paulista TDec.

“A Enterasys será responsável por toda a infra de rede do parque”, conta André De David, gerente operacional da Velopark. “Nossa expectativa é que até o final de janeiro toda a estrutura de equipamentos já esteja instaladas e configurada”, complementa Marcelo Golfetti, gerente de Contas da TDec.

Conforme David, a tecnologia da Enterasys foi escolhida devido a “conceituadas indicações de outras empresas”. Da mesma forma, os serviços da TDec. “Em um ambiente como o do Velopark, que exige 100% de disponibilidade, é primordial que a infra-estrutura de rede garanta eficiência, facilidade de gerenciamento, suporte e economia. Visitamos diversos parques similares no Brasil e exterior e, nem nos EUA, existe uma estrutura totalmente integrada, ou seja, compreendendo voz, imagem e dados, como a que teremos”, declara o gerente.

No projeto, a TDec irá utilizar equipamentos multi-serviços, que permitam extensão para suportar o crescimento do parque. “Para atender o core (núcleo da rede), foram adquiridos o Chassi do Switch Matrix N3, plataforma modular com três slots para concentrações de rede, e Wiring Closets de alta capacidade”, detalha Golfetti. “Já para as áreas localizadas em outros prédios, usaremos switches da família Matrix C3. Dois cabos de fibra óptica, passando por dois caminhos distintos, fazem a ligação dos switches para gerar alta disponibilidade e impedir falhas”, completa.

Além disso tudo, uma infra-estrutura wireless também será montada para atender não só aos usuários da rede, mas também aos visitantes do Velopark. Nisto, serão empresgados dois Enterasys Wireless Switches, em redundância, mais o software Wireless Manager e o Roam About Access Point com duplo rádio, responsável pelos domínios de mobilidade para roaming.

Uma iniciativa dos empreendedores gaúchos Jhonny Bonilla e Felipe Johannpeter, ambos sócios no kartódromo de Tarumã, o Velopark será o primeiro parque para esportes a motor a ter reta de arrancada nos mesmos moldes da NHRA - (National Hot Rod Association, a maior associação profissional de pilotos de arrancadas dos EUA). Com isso, o Brasil entrará para o calendário mundial desta modalidade.

Além disso, o parque contará com 150 boxes com capacidade para até quatro carros cada, estacionamento para cinco mil veículos e arquibancadas para 30 mil pessoas. Duas pistas de kart para adultos, pista infantil, área de lazer, lago e quiosques complementam a estrutura, que ao todo tem 680 mil m2 de área.