
Município de Entre Rios do Sul - Foto: Prefeitura
A Prefeitura de Entre Rios do Sul, cidade do noroeste do Rio Grande do Sul, afirmou nesta quinta, 18, ter sofrido um ataque cibernético com perdas estimadas em R$ 196,5 mil em verbas do município.
De acordo com a administração, o golpe ocorreu em 10 de setembro e o dinheiro foi desviado para uma empresa do estado do Paraná, localizada em Piraí do Sul, com a qual não tem qualquer relação ou contrato.
A quantia fazia parte do Fundo Municipal de Saúde da cidade, mantido na Caixa Econômica Federal, e era utilizada para custeio do Sistema Único de Saúde (SUS).
O caso foi entregue às autoridades, com registro de ocorrência na Polícia Civil, mas a nota não explica mais detalhes sobre a natureza do ataque ou como esse dinheiro foi desviado.
Ainda segundo a prefeitura, o mesmo tipo de crime foi praticado em cidades vizinhas que fazem parte da região como parte de um esquema de atuação de quadrilhas especializadas em fraudes digitais.
Recentemente, outros órgãos e serviços públicos brasileiros também foram atacados. Entre eles, estão as cidades de Itu, em São Paulo, e Ponta Grossa, no Paraná, além da Sabesp, em São Paulo, e do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.
Entre Rios do Sul fica localizada entre os rios Passo Fundo e Erechim, de onde vem a escolha do nome. O município começou a se formar a partir da construção da Usina Hidrelétrica de Passo Fundo.
Situado entre São Valentim e Campinas do Sul, o território foi emancipado em 1988.A cidade possui uma área territorial de aproximadamente 120 km² e uma população estimada em 2.685 pessoas segundo o último censo realizado pelo IBGE em 2022.