INOVAÇÃO

Esteio terá unidade do Feevale Techpark

Universidade já possui polo de ensino no município e, inicialmente, vai pré-incubar 15 projetos.

18 de janeiro de 2021 - 16:15
Assinatura do contrato. Foto: Caroline Souza/Universidade Feevale.

Assinatura do contrato. Foto: Caroline Souza/Universidade Feevale.

A Universidade Feevale firmou um acordo com a Prefeitura de Esteio, cidade da região metropolitana de Porto Alegre com cerca de 83 mil habitantes, para instalar uma unidade do parque tecnológico Feevale Techpark no município.

A instituição já possui um polo de ensino em Esteio e, no Feevale Techpark, 15 projetos serão pré-incubados inicialmente, participando também de capacitações. Para isso, haverão três ciclos, com até cinco projetos cada.

Além disso, cinco empresas de base tecnológica já consolidadas receberão mentoria. Elas desenvolverão novos produtos, serviços ou processos de forma compartilhada. 

A seleção se dará através de pitchs on-line, nos quais os empreendedores apresentarão suas propostas a uma banca de avaliadores. O primeiro acontecerá no dia 25 de fevereiro.

O contrato prevê a realização de atendimentos aos potenciais empreendedores para apoio ao desenvolvimento de startups e, durante a pré-incubação, a universidade os auxiliará na elaboração de planos de ação.

“Queremos estimular potenciais empreendedores, apoiando-os no desenvolvimento de startups e fomentando a sua capacidade empreendedora”, afirma Daiana de Leonço Monzon, diretora de inovação da Universidade Feevale. 

Futuramente, a ideia é levar esse projeto a outros municípios para auxiliar os empreendedores a tirarem suas ideias do papel, transformando-as em negócios.

Com 15 anos, o Feevale Techpark foi reconhecido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) como um dos três melhores parques tecnológicos do Brasil.

Atualmente, o parque possui unidades em Campo Bom, Novo Hamburgo e Porto Alegre. 

Apesar de populoso, Esteio é atualmente o menor município em área do Rio Grande do Sul e da Região Sul. No Brasil, é o décimo quinto menor, com uma área de apenas 27,543 km². A cidade conta com 409 indústrias, 2.317 pontos de comércio e 2.926 pontos de serviços.