
Federico Biquard, novo head de business marketing da Botmaker no Brasil e na América Latina. Foto: divulgação.
A Botmaker, plataforma argentina de automatização de vendas e atendimento a clientes, anunciou a contratação de Federico Biquard como o novo head de business marketing da empresa no Brasil e na América Latina.
Biquard vem da fintech Naranja X, onde era CMO em Córdoba, na Argentina, desde 2019.
Anteriormente, atuou no Facebook por seis anos. Na companhia, foi o primeiro colaborador de marketing do Cone Sul da América, chegando ao cargo de head de marketing para a América Latina espanhola.
O executivo também é cofundador da empresa de trade marketing Braun & Braun, além de ter passado pelo Bank of Boston e pela Downtown Publicidad durante seus mais de 20 anos de experiência.
Na nova empresa, o novo head assume a liderança de comunicação e marketing para negócios da Botmaker com a missão de transformar o business marketing em um parceiro estratégico das áreas comerciais e de produto, deixando a startup mais próxima de novos clientes e parceiros.
"Meu principal desafio é acompanhar e potencializar o crescimento que a Botmaker está tendo na América Latina e ajudar na missão de tornar o mundo um lugar mais conversacional", afirma Biquard.
Junto a isso, o executivo pretende ampliar o conhecimento do mercado sobre bots aliados à inteligência artificial e machine learning, gerando também novas oportunidades de entradas comerciais da Botmaker.
"Estamos muito felizes com a chegada do Federico, executivo que tem a cara da Botmaker: um grande ser humano e um profissional competentíssimo. O Federico construiu sua carreira em grandes players globais de tecnologia e traz sua experiência para apoiar nossos próximos movimentos estratégicos", ressalta Julio Zaguini, CEO da Botmaker no Brasil.
Fundada em Buenos Aires em 2016, a Botmaker é responsável por uma plataforma open source para desenvolvimento de chatbots e voicebots que se conectam com mais de 20 canais, entre eles WhatsApp, Facebook, Instagram e assistentes de voz.
Com presença em 35 países, a empresa chegou ao Brasil em 2017, com um escritório em São Paulo. Além do país e da Argentina, possui operações na Colômbia, Estados Unidos e México.
Em seu portfólio de clientes, estão empresas como Clarín, Danone, Santander, AB Inbev e Belcorp.