RECEITA

Ex-Meta é novo CRO da Unico

Guilherme Ribenboim também já foi VP em empresas como Twitter e Yahoo.

15 de junho de 2023 - 17:26
Guilherme Ribenboim. Foto: divulgação.

Guilherme Ribenboim. Foto: divulgação.

A Unico, empresa especializada em identidade digital, acaba de contratar Guilherme Ribenboim como seu novo Chief Revenue Officer (CRO).

O executivo substitui Gabriela Onofre, que deixa a companhia após quatro anos para assumir como CEO do grupo Publicis.

Ribenboim era vice-presidente de planejamento de negócios e operações da Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, em Nova Iorque. 

Na região, também foi VP do Twitter nas áreas de desenvolvimento de soluções para clientes globais e, mais recentemente, estratégias e operações globais.

Entre 2012 e 2021 na rede social do passarinho, o executivo ainda foi general manager para o Brasil e VP para a América Latina. 

Antes disso, o profissional passou pela IAB Brasil, como presidente e chairman do conselho da empresa, até se juntar à operação americana da companhia, também em Nova York, para atuar como membro do conselho.

Ao longo da carreira, Ribenboim também já foi CEO da Clickon e passou mais de 10 anos na Yahoo, onde foi diretor de e-commerce, general manager de search marketing, general manager para o Brasil e VP para a América Latina.

Atualmente, o executivo também é board member da Street Mídia Comunicação e da BrandMonitor, além de fazer parte do Conselho Mudando o Jogo, modelo de conselho de administração compartilhado para empresas de capital fechado.

Ribenboim é graduado em economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), com mestrado na mesma área pela instituição.

Na Unico, o novo CRO será responsável por liderar as áreas de vendas, clientes e marketing da companhia, com o objetivo de ajudar a empresa a se transformar em uma big tech.

Recentemente, a Unico também anunciou Marcelo Herrero, ex-diretor de engenharia do Nubank, como seu novo Chief Information Officer (CIO), além de ter nomeado diversos outros executivos que agora ocupam a diretoria da empresa, como Cibele Brunhara, Isadora Gabriel, Alexandre Santos e Caio Gomes.

Entre outubro de 2022 e janeiro deste ano, a empresa realizou duas rodadas de cortes, que afetaram 160 pessoas, número então correspondente a 16% do seu quadro de funcionários.

Em atuação desde 2007, a Unico é a líder no país em tecnologia de biometria facial, ou, para usar o jargão, em “ID tech”, com projetos de reconhecimento facial implementados nos maiores bancos, varejistas, fintechs, e-commerces e indústrias do Brasil.

Em setembro de 2020, quando ainda se chamava Acesso Digital, a companhia levantou um aporte de R$ 580 milhões em rodada série B liderada pelo Softbank e pela General Atlantic. 

Agora, a empresa tem planos de internacionalização, com previsão de início da operação estrangeira começando pelo México ainda em 2023.