
A extensão Facebook Friend Exporter, para o navegador Google Chrome, tem sido barrada pelo Facebook desde a semana passada.
Lançada no final do ano passado – bem antes do Google +, concorrente do Facebook –, o app foi utilizado pelos usuários beta do Google +, numa tentativa de aumentar seus contatos na nova ferramenta social.
O Facebook, segundo o site ZDNet, não gostou da ideia.
“Eles (Facebook) estão se esforçando muito para bloquear a importação”, escreveu o desenvolvedor do FFE, Mohamed Mansour, na página da aplicação.
A tática principal é esconder dados da ferramenta desenvolvida por Mansour.
Conforme observa o ZDNet, a ferramenta para exportar contatos é contrária aos termos de uso do site de relacionamentos, que proíbe a “coleta de dados dos usuários”.
Mansour diz que está trabalhando numa nova versão que vai operar de maneira diferente e, espera ele, furar o bloqueio do Facebook.
Regras de uso a parte, a extensão está no meio de uma briga que o Google admitidamente está perdendo (leia abaixo a matéria Schmidt admite que errou em redes sociais).
Facebook e Google não se manifestaram sobre o caso.
Lançado na semana passada – a mesma em que o MySpace foi vendido por 6% do valor pago originalmente pela News Corp., o Google + é mais uma tentativa do gigante das buscas de crescer no mercado de redes sociais, no rastro de outros fracassos, como o Wave, Buzz e Lively.
Ironicamente, o usuário mais seguido no Google + é o cofundador do Facebook, Mark Zuckerberg.