
Alexandre Rosati, diretor de tecnologia e inovação do Grupo Farma Conde. Foto: LinkedIn
O Grupo Farma Conde, rede de farmácias paulista, adotou tecnologias de nuvem privada e hiperconvergência da Nutanix, especializada em computação em nuvem privada, híbrida e multicloud, com a integradora ST3Tailor.
No projeto, foi adquirida a solução Nutanix Cloud Infrastructure (NCI) com a infraestrutura de hardware Lenovo. Para compor o ambiente, também foram utilizados os provedores de nuvem AWS e Azure.
Segundo a companhia, o principal objetivo era descentralizar as suas unidades, reduzindo a dependência da matriz para que, em caso de uma possível falha, as demais lojas não fossem impactadas.
Na prática, as demais unidades passaram a operar de forma independente, com link próprio e servidores.
Ao longo dos anos, o grupo utilizava o modelo on-premises, mas surgiu a necessidade de melhorar a performance do ERP e softwares específicos de atendimento do varejo.
Como o setor é extremamente regulado e deve seguir regras de segurança, compliance e governança, a infraestrutura também precisava atender a essas exigências com alta performance.
“Neste ano, fizemos um estudo de mercado e escolhemos a tecnologia de hiperconvergência da Nutanix a fim de nos apoiar rumo à transformação digital e à migração para a nuvem de forma planejada, ponderada e totalmente estruturada”, conta Alexandre Rosati, diretor de tecnologia e inovação do Grupo Farma Conde.
O projeto teve início em junho de 2023 e foi finalizado em setembro.
“Nosso planejamento oficial previa seis meses, mas pela facilidade da tecnologia e excelente integração das equipes da Farma Conde, da ST3 e Nutanix, conseguimos encurtar o prazo pela metade”, comemora Rosati.
Fundado em 1993 em Ubatuba, São Paulo, o Grupo Farma Conde conta com quase 7 mil funcionários, distribuídos em 400 lojas, quatro laboratórios, dois centros de distribuição e seis supermercados, atendendo cerca de 2,5 milhões de pessoas.
Fundada em 2009, a americana Nutanix é especializada em computação em nuvem privada, híbrida e multicloud. Listada na Nasdaq, a empresa tem cerca de 6,1 mil funcionários.
Já a ST3Tailor foi fundada em 1994 e tem sede em São Paulo. A integradora oferece desenho, implementação, treinamento e suporte em projetos de integração e soluções em hardware, software, serviços e treinamento.
Atualmente, trabalha com as marcas Veritas, Nutanix, Oracle, Microsoft, entre outras.