
Caiu a casa da Fast Shop. Foto: Divulgação.
A Fast Shop, uma das maiores varejistas do país, parece estar passando por um ataque hacker de grandes proporções.
O site da empresa ficou fora do ar entre a 1h e as 12h desta quinta-feira, 23.
O perfil da companhia no Twitter também foi invadido. Em dois tweets, os invasores afirmam que os sistemas de “cloud e de TI” da Fastshop “sofreram um ataque de extorsão”.
Os hackers seguem dizendo estar de posse de “alguns TBs” de dados do VCenter, o serviço de gerenciamento de dados da VMware, além de serviços em nuvem da AWS, Azure e IBM, além do repositório de código Gitlab.
De acordo com os tweets, os dados incluem dados de usuários e corporativos, dados ligados ao PCI, os padrões de segurança que regulam pagamentos com cartões, além de código fonte de sistema.
As mensagens incluem um contato para negociação no Telegram.
Depois dos dois tweets dos invasores, outro tweet, dessa vez dando a entender se tratar de um comunicado da FastShop, fala em fechamento de todas as lojas até o domingo, 26, e pedidos online adiados até a segunda-feira, 27.
Porém, tudo indica que essa informação está sendo disseminada pelos hackers para criar confusão, uma vez que se a FastShop estivesse no controle da conta, provavelmente ela iria apagar as postagens dos hackers.
Por meio de nota, a Fast Shop confirmou que sofreu uma tentativa de acesso não autorizado aos sistemas da empresa e que, por este motivo, o site e o app da rede ficaram temporariamente fora do ar.
A empresa afirmou, porém, que seus serviços na internet "já se encontram restabelecidos e funcionando normalmente" e que todas as lojas estão abertas e operando regularmente em todo país.
A Fast Shop acrescentou ainda que "toda a base de informações da empresa está sob rígidos processos de segurança e não houve evidências de danos aos dados de nossos clientes."
Presente em 86 cidades do Brasil, a Fast Shop possui mais de 3,9 mil funcionários e soma mais de 5 milhões de acessos por mês em seu site e aplicativo.
Em 2020, a empresa teve um faturamento estimado em R$ 4,3 bilhões.