E-COMMERCE

FH é OEM da SAP para Hybris

É a primeira empresa da América Latina a fechar o contrato de OEM para a solução de comércio eletrônico Hybris.

06 de setembro de 2016 - 17:53
Wilmar Lima.

Wilmar Lima.

A FH, parceira SAP sediada em Curitiba, é a primeira empresa da América Latina a fechar o contrato de OEM para a solução de comércio eletrônico Hybris.

OEM é um termo mais usado na indústria de hardware, para designar software ou componentes originais de uma empresa terceira, vendidas embarcadas dentro de um computador de uma fabricante.

No universo da SAP, o termo designa uma companhia habilitada a vender soluções suas e da multinacional alemã “empacotadas” juntas, dentro do mesmo custo de licença, ou, se o parceiro assim optar, na mesma assinatura. 

No caso da FH, o produto desenvolvido foi o Flieger Commerce, software de digital commerce para pequenas e médias empresas, criado sob a plataforma SAP Hybris, lançado em 2015.

As licenças SAP são vendidas por um preço competitivo para a FH, que pode repassar elas ao cliente final ou embutir o custo numa assinatura ou ainda, numa porcentagem do faturamento da operação de comércio eletrônico do cliente, o que é comum nesse mercado.

“Assim, o cliente passa a ter um único fornecedor para suportar todas as necessidades do e-commerce, desde a aquisição do software; licença; implementação; agência digital, hosting e suporte”, afirma o diretor de Operações da FH, Wilmar Lima. 

Até agora, a FH tinha que vender o Flieger para clientes que já tinham o Hybris (uma base pequena no país) ou ainda vender os dois produtos por separado com uma integração adicional, o que se tornava custoso para médias empresas.

Lima estima que o acordo de OEM pode fazer a diferença, ajudando a aumentar em “duas ou três vezes” a base de clientes Hybris da empresa, com custos na entre R$ 200 mil e R$ 300 mil.

A carteira de clientes Hybris da empresa inclui 16 organizações, a maioria delas de grande porte, incluindo nomes como: Hering, Marisa, Leroy Merlin, Cantu Pneus e Dpaschoal. 

A quantidade de clientes e o acordo OEM coloca a FH em uma posição diferenciada quando o assunto é Hybris, um software que começou a engatinhar no Brasil só após a compra pela SAP, um negócio estimado por analistas em US$ 1 bilhão (um negócio de médio porte no contexto da SAP nos últimos anos).

A FH ganhou experiência na área com a compra da Flieger, uma empresa alemã com oito anos de experiência na ferramenta, adquirida em janeiro de 2015.

A FH tem mais de 200 clientes ativos, aproximadamente 450 colaboradores, oito sedes – Curitiba, São Paulo, Porto Alegre, Joinville, Rio de Janeiro, Brasília, Stuttgart e Madrid.