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Foto: divulgação.
A Foregon, fintech que atua como marketplace de produtos financeiros, adotou a plataforma Salesforce Marketing Cloud com a Gentrop, parceira da gigante de CRM.
Com o intuito de tratar os dados pessoais com segurança, escalabilidade e alta eficiência nas comunicações por e-mail e SMS, a implementação da ferramenta aconteceu em duas fases, que levaram 40 dias no total.
Na primeira etapa, o time da Foregon definiu os objetivos da plataforma para os times e para a empresa, além de documentar todas as informações e processos que precisavam para que a implantação acontecesse.
Já a segunda fase correspondeu à configuração do Salesforce Marketing Cloud com todos os apontamentos da etapa anterior.
O principal desafio veio com a plataforma já em operação, quando a equipe notou que um mesmo cliente gerava uma assinatura referente diferente dependendo da sua entrada de origem. Assim, os usuários estavam aparecendo de forma duplicada no sistema.
“A implantação da ferramenta nos possibilitou perceber alguns gargalos operacionais. Foi preciso olhar novamente para nossos processos, higienizar nossa base e adequar o nosso modelo de dados. Todo esse aprendizado nos permitiu olhar para nossa operação com mais maturidade”, conta Renan Buarraj, coordenador de CRM na Foregon.
Já com a plataforma configurada e em funcionamento, o time de CRM da Foregon conseguiu entregar a automação da jornada de acompanhamento de pedidos, na qual o usuário é informado a cada etapa do processo, desde a solicitação até a aprovação ou não do cartão de crédito.
Com a solução Salesforce, o principal ganho observado pela empresa foi a possibilidade de se comunicar com os usuários de maneira mais personalizada e única, entregando a eles apenas o que é de seu interesse.
Além disso, as réguas de comunicação voltadas para o interesse de cada usuário chegaram a 82% na taxa de abertura e estão entre 25% e 46% na taxa de cliques.
“Nunca tivemos índices tão bons e, hoje, o CRM que utilizamos em nossos canais de comunicação é o grande responsável pelos excelentes resultados, principalmente quando falamos em conversão de venda”, destaca Buarraj.
Em adição ao Marketing Cloud, a Foregon utiliza funcionalidades de inteligência artificial como Einstein Engagement Scoring, Einstein Sent Time Optimization, Einstein Engagement Frequency e Datorama Reports.
Fundada em 2000, a Foregon tem sede em Presidente Prudente, no interior de São Paulo. Na sua plataforma, conta com 350 opções de produtos como cartões de crédito, empréstimos e contas digitais de diferentes players.
No período de 12 meses encerrado em 31 de janeiro de 2022, a fintech teve mais de 23 milhões de visitantes e 1,6 milhão de contas criadas.
Desde 2016 com operações no Brasil, a Gentrop desenvolve soluções principalmente com as plataformas da Google e da Salesforce. Entre os seus clientes, estão Tribunal Superior do Trabalho (TST), Hub HR Thinking, LIQ, Braspress, Grupo Super Nosso, Estapar, Certisign, B Brands e Basico.com.
A Salesforce é líder absoluta em sistemas de gestão de relacionamento com clientes e tem uma participação de mercado maior do que as duas concorrentes, SAP e Oracle, juntas.