A Fóton Informática, especializada em tecnologia de automação bancária, lança uma solução que possibilita aos bancos se relacionarem com clientes por meio de diversos equipamentos eletrônicos fixos ou móveis, como celulares, computadores portáteis, e-mail, telefone fixo e fax.
A solução utiliza a transmissão de dados via rede wireless, de telefonia fixa ou móvel para viabilizar acesso aos serviços do banco. O sigilo das informações é garantido por criptografia dos documentos eletrônicos e informações trafegadas no sistema.
A ferramenta está disponível em cinco módulos: SMS, E-Mail, WAP, PDA e Fax.
Cada um destes recursos permite diferentes consultas: no de SMS, por exemplo, é permitidop o envio de informações como saldo, ocorrência de débito ou crédito acima do valor selecionado pelo cliente ou a ocorrência de certos tipos de transações na conta.
Já o módulo E-Mail usa o correio eletrônico como canal de informações bancárias. O documento é elaborado em formato PDF e nele constam informações previamente solicitadas pelo cliente, sendo enviado para o endereço de e-mail cadastrado, de forma criptografada e protegido por senha.
Com as mesmas funcionalidades do Internet Banking, no módulo WAP o cliente têm acesso a informações, além de realizar transações bancárias via celular.
Já no PDA, as informações ficam disponíveis para dispositivos palmtop e afins.
O módulo de Fax apresenta duas vertentes de atendimento, o Dial-in e o Dial-out.
Na primeira, a solicitação do cliente é eventual. Após confirmar os seus dados, escolhe uma das opções desejadas e o My Bank envia as informações impressas pelo fax do cliente.
No modo Dial-out, a operação é programada previamente pelo cliente. O My Bank toma a iniciativa de ligar para o fax do usuário e enviar as informações, evitando concentração de chamadas em determinados horários.
“O objetivo do My Bank é universalizar os meios de acesso a serviços e informações para os clientes bancários, tornando rápido e automático o acesso a informações e a habilitação de algumas transações básicas”, afirma o diretor de Produtos e Serviços da Fóton, Marcelo Malagutti.
A empresa é especializada em soluções para automação bancária, com base na oferta integrada de software, consultoria e treinamentos. Com sede em Brasília, a companhia conta com certificado ISO 9001 e está em fase de avaliação final do MPS.BR.