
Em 15 anos, a internet se consolidou como o segundo principal meio para a realização de transações bancárias no Brasil, ficando atrás apenas dos caixas eletrônicos (ATMs), e hoje respondem por 20% de todas as 47 bilhões de operações feitas nos bancos, o dobro do volume de seis anos atrás
Os dados são da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e foram divulgados pelo Valor Econômico nesta terça-feira, 08.
Hoje existem, ao todo, 35 milhões de contas correntes que apresentam movimentação pela internet - considerando as atividades feitas num intervalo máximo de 90 dias.
Apesar desse avanço, a pesquisa sobre os hábitos dos internautas no país em 2009 mostra que apenas 14% costumam realizar transações pelos sites dos bancos. O percentual recuou em relação aos 18% registrados em 2005.
O levantamento feito pela Febraban em relação ao uso do internet banking contempla operações de transferências de recursos, pagamentos de contas, verificação de saldos, extratos e investimentos, entre outros.
Apesar de não quantificar as transações por tipo de operação, Luís Marques Azevedo, consultor da entidade, afirma que as operações de serviço (como consulta de saldo) superam aquelas que envolvem movimentações financeiras, como a contratação de um financiamento.