MUNDO

Games brasileiros terão apoio para exportar

Abragames fechou acordo com a Apex para promover internacionalização.

28 de novembro de 2025 - 06:50
Michelle Weber.

Michelle Weber.

A Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais) criou projeto para apoiar a internacionalização de estúdios de games brasileiros em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Ambas entidades criaram o Brazil Games Accelerator, um programa de aceleração que promete formação avançada, mentorias especializadas e acesso direto a investidores internacionais ao longo de oito meses.  

O foco são estúdios em estágios mais maduros de operação, especialmente aqueles em fase inicial de consolidação ou com alto potencial de crescimento. 

O programa adota um modelo em etapas, no formato de funil de aceleração, permitindo que um número amplo de estúdios receba apoio inicial, enquanto recursos mais robustos são direcionados aos projetos com maior potencial de sucesso internacional.

A iniciativa é liderada por Michelle Weber, diretora executiva da ADJogosRS, uma entidade que reúne desenvolvedores de games e ela mesma dona de uma empresa na área, o Sorora Game Studio. 

“A Brazil Games Accelerator chega para consolidar o Brasil como protagonista global da indústria de games. Nosso objetivo é preparar estúdios nacionais para competir, exportar e atrair investimentos em um dos setores mais dinâmicos da economia criativa mundial”, destaca Patrícia Sato, gerente executiva do Projeto Setorial Brazil Games da Apex.

O Projeto Setorial Brazil Games já vem organizando a participação de empresas brasileiras do setor em grandes eventos como o Tokyo Game Show, no Japão; a GDC, nos Estados Unidos e a Gamescom, na Alemanha.