FISCAL

Göedert classifica mercadorias com Systax

As regras do software estão integradas ao ERP da IBS Sistemas, utilizado pela companhia. 

25 de maio de 2021 - 16:31
A Göedert atua como indústria, importadora e distribuidora de produtos e equipamentos para limpeza. Foto: divulgação.

A Göedert atua como indústria, importadora e distribuidora de produtos e equipamentos para limpeza. Foto: divulgação.

A Göedert, catarinense que atua como indústria, importadora e distribuidora de produtos e equipamentos para limpeza, adotou a solução da Systax, paulistana especializada em inteligência fiscal, para apoiar a classificação e parametrização fiscal de suas mercadorias.

Antes, o processo das informações disponibilizadas, já estruturadas para atualização das tabelas de parâmetros tributários dentro do ERP, era realizado manualmente, o que demandava tempo e esforços do time.

Como a legislação muda muito, os colaboradores precisavam verificar diariamente se havia alguma mudança, o que foi alterado e como essa modificação se aplicaria às operações da Göedert.

“Precisávamos mapear diariamente as alterações tributárias dos nossos produtos. Agora, imagine termos de acompanhar a legislação de todas as 27 Unidades Federativas e, quando tinham alterações, atualizar o sistema de forma manual, produto a produto?”, indaga Rodrigo De Avila, gerente contábil da Göedert.

A companhia tem mais de 5 mil itens cadastrados na base de dados de produtos ativos, que hoje passam pelo sistema da Systax para que possam ser parametrizados e classificados corretamente.

Isso é feito de acordo com cada local em que as vendas são feitas, indicando a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) e tributações adequadas.

Para complementar a automação, as regras do sistema estão integradas ao ERP utilizado pela Göedert — o Volcan, desenvolvido pela IBS Sistemas —, que consome as regras via API e emprega elas nas operações, garantindo a tributação correta de cada produto movimentado.

“Na prática, o que nossa parceria com a IBS Sistemas agrega ao cliente é a potencialização do core business da empresa, ainda mais durante o período de pandemia, em que a Göedert tem uma atuação fundamental com produtos essenciais”, afirma Jerson Prochnow, CEO da Systax.

Para o gerente contábil da Göedert, as principais vantagens da solução foram segurança, agilidade e confiabilidade.

“Transacionamos produtos nacionais, importados e de indústria. O sistema nos dá a segurança de que as informações tributárias nessas vendas estão sendo consideradas da legislação atual”, destaca Avila.

Com mais de 30 anos de atuação, a Göedert tem sede em Florianópolis e atende em atacado e varejo tanto o cliente institucional quanto o consumidor final. Atualmente, são mais de 2,3 mil clientes ativos em mais de 200 cidades de 20 estados brasileiros.

Fundada em 2011, a Systax Sistemas Fiscais mantém uma base de dados com mais de 21,5 milhões de regras fiscais estaduais e federais, combinando essas regras para gerar e monitorar mais de 2,5 bilhões de itens dos clientes, sistematizando a tributação de todos os segmentos econômicos nas 27 Unidades Federativas.

Entre seus clientes, estão nomes como Lenovo, Telhanorte, Rei do Mate, Avon, Carrefour, Cinemark, Gerdau, Ipiranga, Porsche e AGCO.

Já a catarinense IBS Sistemas foi fundada em 1993. Com sede na cidade de Rio do Sul e filial em Joinville, a companhia atende pequenas, médias e grandes empresas e tem mais de 500 clientes com mais de 2,5 mil usuários em nove estados.