
http://www.flickr.com/photos/barloventomagico/2801073815/sizes/m/in/photostream/
O Google anunciou uma nova versão do navegador para desenvolvedores, como parte do seu plano de liberar as atualizações do Chrome com uma periodicidade menor.
Chamada de Canary Build, a nova versão é ainda mais instável que os modelos de testes, como o Dev e o Beta, e é recomendado apenas para usuários avançados, segundo informações do ComputerWorld.
De acordo com a equipe responsável pelo browser, as atualizações do Canary Build serão ainda mais constantes que as do Dev, que costumam ser semanais.
“O Canary Build é apenas para usuários que queiram ajudar a testar o Chrome e se sintam confortáveis em usar um navegador extremamente instável que, com alguma frequência, deixará de funcionar completamente”, enfatiza o gerente de produtos Henry Bridge, em comunicado no blog oficial do projeto open source.
Por tal razão, a Google permitirá que o Canary Build seja instalado na mesma máquina que outra versão do browser, e não colocou a opção para torná-lo o navegador padrão. Alguns recursos também foram desabilitados, como as extensões.
Por enquanto, o software só está disponível para Windows, mas o texto não deixa de citar tanto o Mac como o Linux, pedindo a seus usuários para que continuem colaborando no desenvolvimento do Chrome.
O nome "Canário" é uma referência ao costume dos mineradores do início do século de colocarem esse pássaro nas minas de carvão. Quando havia um vazamento de gás, a ave era a primeira a morrer, devido ao organismo sensível, e isso avisava aos trabalhadores sobre o perigo.