PANE?

Google tem apagão, mas não vê falha

Serviços como Gmail e Youtube estiveram fora do ar na tarde de segunda, mas empresa não encontrou problemas.

27 de novembro de 2012 - 11:17
Algum problema, Google? Foto: flickr.com/photos/keso.

Algum problema, Google? Foto: flickr.com/photos/keso.

Durante a tarde desta segunda-feira, 26, os serviços do Google estiveram fora do ar para boa parte dos internautas brasileiros. Mas ao que respondeu a gigante das buscas, não existiu problema nenhum, após verificação do sistema.

No entanto, de acordo com os usuários de internet, o problema existiu sim. Além do sistema de buscas, o Gmail, YouTube e outras funcionalidades como Google Maps e Reader estiveram indisponíveis por cerca de duas horas, até o sistema ser reestabelecido no final da tarde.

Com a movimentação massiva nas redes sociais em torno da queda no sistema, o Google realizou vistorias para encontrar a razão da falha, conforme destacou a empresa.

"Soubemos que alguns usuários tiveram problemas para acessar algumas de nossas ferramentas, mas não encontramos problemas em qualquer serviço até agora. Continuamos monitorando nossos sistemas, e avisaremos sobre qualquer novidade", declarou a companhia em comunicado à imprensa.

SEM PROBLEMA

O curioso da situação é que a pane não foi generalizada. Em alguns locais, usuários puderam acessar os serviços normalmente. Por exemplo, na redação do Baguete Diário, o Google esteve funcionando durante toda a tarde, sem qualquer interrupção.

Além disso, para os mais atentos, durante o período, o buscador esteve acessível por endereço IP direto.

Segundo destacaram alguns leitores do Baguete via Twitter, usuários da banda larga da GVT conseguiram acessar normalmente os serviços do Google. No entanto, a informação foi contestada por usuários da operadora que também tiveram o problema.

Operadoras de internet como Oi, GVT e Embratel também se pronunciaram sobre o incidente, atestando que não houve falha em seus serviços durante a queda do Google.

No painel de controle do Google Apps, que fornece detalhes sobre o desempenho dos serviços da empresa, ainda não foram divulgadas informações sobre o incidente.