
Foto: flickr.com/photos/markhillary
Os principais jornais brasileiros estão fora do Google News. Todos os 154 membros da Associação Brasileira de Jornais (ANJ), responsáveis por 90% da circulação de jornais em todo o país, retiraram suas notícias e matérias do agregador de notícias.
A justificativa é de que o Google não paga pela distribuição de conteúdo produzido por terceiros. Conforme matéria do Tecnoblog, o assunto foi discutido durante a 68ª Assembleia Geral da Sociedade Interamericana de Imprensa, organizada pela ANJ.
Na ocasião, Marcel Leonardi, diretor de políticas públicas do Google, afirmou que a ferramenta leva “um bilhão de cliques a sites de notícias em todo o mundo”, e comparou uma eventual cobrança a “um restaurante cobrar um taxista que levou seu clientes até a sua porta”.
Em 2011 a ANJ instruía seus associados a aderirem a um protocolo que pretendia gerar mais acesso aos materiais produzidos em uma parceria com o Google.
“Depois de um período de experiência e diante da constatação de que é reduzida a influência do Google News na audiência dos sites jornalísticos, o Comitê recomendou a saída dos jornais associados do Google News”, diz o relatório.