TELEVISÃO

Grosman é novo CTO do SBT

Ex-Fulano.com.br, o executivo que já passou pela Google e Amazon assume cargo recém-criado.

10 de novembro de 2022 - 17:13
Roberto Grosman, novo Chief Transformation Officer do SBT (Foto: Divulgação)

Roberto Grosman, novo Chief Transformation Officer do SBT (Foto: Divulgação)

O SBT acaba de anunciar que Roberto Grosman, ex-Chief Operating Officer (COO) da plataforma educacional on-line Descomplica, assumirá o cargo de Chief Transformation Officer (CTO), criado recentemente.

Antes de entrar para o mundo do entretenimento na televisão, o executivo passou quase dois anos no Descomplica, focado em processos operacionais.

No início de sua carreira, entretanto, foi sócio, CFO, COO e cofundador do Fulano.com.br, um site de entretenimento criado em 1999 e conhecido por distribuir brindes em gincanas.

A partir do sucesso do portal, foi criada em 2001 a agência de comunicação Fbiz, na qual ao longo de pouco mais de 14 anos, Grosman atuou em cargos como CEO, COO, sócio e diretor de mídia e negócios.

O executivo também passou pela IAB Brasil, entidade de publicidade digital.

Já no mundo das bigtechs, Grosman foi gerente sênior de AdSense para a América Latina e para o Brasil na Google e gerente de produtos na Amazon.

Em seu currículo acadêmico constam instituições como Fundação Getúlio Vargas, em que se tornou bacharel em administração e gerenciamento de negócios, e MIT Sloan School of Management, de Cambridge, nos Estados Unidos, onde conquistou um MBA em marketing, economia e empreendimento.

Como CTO, Grosman irá liderar as estratégias de inovação da empresa, unindo a TV aberta a modelos de negócios digitais, além de investir em experiência do cliente, escopo que inclui espectadores e anunciantes.

No recém-criado cargo, o executivo utilizará conteúdo, tecnologia, plataformas digitais e inteligência de dados como meios para alavancar e transformar os negócios da emissora.

Ainda nessa função, o ex-Google ficará à frente do SBT Lab e da área de conteúdo digital da empresa, para dar continuidade à jornada de inovação e transformação digital da companhia.

“A vinda do Grosman para o SBT é um movimento estratégico da empresa. A importância de termos soluções mais robustas de distribuição, de crescimento de produção de conteúdo linear e não linear e de consolidar uma cultura de dados são essenciais para a sustentabilidade e perenidade dos negócios”, afirma José Roberto Maciel, Chairman do SBT.

No ar desde 1981 a partir da idealização do empresário e apresentador Silvio Santos, o SBT está atualmente em segundo lugar no ranking de Ibope da Kantar Media, líder no mercado de pesquisa de mídia da América Latina.

No ano passado, a emissora sofreu um vazamento de dados relativos aos seus funcionários, incluindo  CPF, data de nascimento, endereço, e, talvez o mais importante de tudo, “outros dados necessários para a gestão de benefícios por parte do prestador de serviço”.

Mesmo diante dos contratempos, que contemplam também uma crise histórica de audiência, a empresa lucrou R$ 141 milhões em 2021.