por 2Cloud
INFRA

Grupo Elevato vai do data center próprio para a nuvem

2Cloud tem garantido estabilidade às aplicações de missão crítica da empresa. 

16 de setembro de 2024 - 13:46
Loja da Elevato. Foto: Divulgação.

Loja da Elevato. Foto: Divulgação.

Com uma estrutura de mais de 20 lojas, entre outros empreendimentos, o Grupo Elevato decidiu investir em cloud computing para garantir operações sem interrupção, mudando do conceito de sistemas hospedados em data center próprio e sem redundância para a tranquilidade e escalabilidade da nuvem. 

Este é, basicamente, o resumo do projeto que levou o Grupo, que se destaca no mercado de construção civil, para a cloud computing, em um trabalho que a 2Cloud assumiu e que tem garantido estabilidade às aplicações de missão crítica da empresa. 

“Quando buscamos a nuvem, estávamos à procura de um ambiente no qual nossos sistemas funcionassem sem depender das condições dos servidores concentrados em nossa matriz, ou seja: que as lojas mantivessem o funcionamento sem requerer que na matriz houvesse Internet, energia elétrica ou gerador agindo rápido em caso de queda da luz, e outros desafios como este, que são comuns de quem trabalha com o data center “dentro de casa”, comenta Paolo Carmine, Head de Processos & Inovação no Grupo Elevato. 

O gestor conta que, ao longo dos anos, algumas situações de queda dos servidores trouxeram desafios às operações das lojas, como nas fortes chuvas de 2023 e intempéries acentuadas. Isso foi determinante para atestar o valor da decisão de migrar para a nuvem a favor da continuidade das operações do Grupo.  

“A migração para a cloud nos traz a confiança de contar com um ambiente em que o fornecedor cuida da estabilidade, redundância, segurança, escalabilidade da estrutura”, destaca Paolo.  

Ainda segundo ele, a 2Cloud foi o fornecedor escolhido por mostrar competência e confiança para conduzir a mudança, que foi um desafio para a cultura da empresa, de passar do ambiente interno de hospedagem das aplicações, para a nuvem. 

“Não se tratava somente da TI: nas lojas, os vendedores, as pessoas que trabalhavam com notas, com impressão, todas elas tiveram que se adaptar. Começamos por uma loja, depois avançamos, e atualmente todas as lojas estão em nuvem”, afirma Paolo. 

Agora, cerca de 90% dos colaboradores da Elevato são beneficiados pelo ambiente em nuvem, o que significa um universo de mais de 370 colaboradores que, segundo ele, têm na 2Cloud um parceiro de alta confiança. 

“Sem dúvida, digo que hoje a 2Cloud é o meu melhor fornecedor de tecnologia, suporte, atenção e atendimento. Tanto que hoje estamos evoluindo outros projetos juntos, pensando em APIs, data lake, entre outras coisas”, comenta Paolo. “É uma empresa que realmente faz muito bem o suporte aos clientes, tendo um suporte realmente 24 horas, e para nós tudo isso é muito importante, já que estamos em constante movimento de inovação, digitalização da empresa”, conclui ele. 

O movimento está em linha com a trajetória de expansão do Grupo Elevato, que atualmente opera com 26 lojas de acabamentos, 1 wellness shop, 3 ecommerces, 2 Centros de Distribuição e 2 lojas ElevatoCasa, triplicou o número de unidades comerciais nos últimos anos e iniciou seu processo de expansão para fora do RS. 

“O projeto para o Grupo Elevato foi desafiador, mas muito gratificante. É um orgulho atender a um cliente como este, acompanhando seu processo contínuo de inovação, foco na melhoria constante das operações e no incremento dos resultados para todos”, destaca o CEO da 2Cloud, Gabriel Goltz. “Mantemos os novos projetos em andamento e temos certeza de que serão, como este, um grande sucesso, resultante de uma parceria sólida, pautada na confiança e no comprometimento”, finaliza.