EDUCAÇÃO

Grupo Tiradentes migra para nuvem da AWS

Projeto desenvolvido pela SoftwareOne também abrangeu a implementação de serviços gerenciados.

21 de outubro de 2024 - 19:48
Foto: divulgação.

Foto: divulgação.

O Grupo Tiradentes, um dos principais grupos educacionais do Nordeste, migrou sua infraestrutura tecnológica de 100% on premise para a nuvem da Amazon Web Services (AWS) com a SoftwareOne, provedora global de tecnologia em cloud.

Finalizado em cinco meses, o projeto também abrangeu a implementação de serviços gerenciados para garantir a sustentação contínua do ambiente, como monitoramento, licenciamento, governança, compliance e gestão de custos.

Adicionalmente, a instituição passará a disponibilizar cursos da AWS Academy na Unit para capacitar alunos e professores com certificações gratuitas.

O acordo também inclui um laboratório de Alexa no Tiradentes Innovation Center. 

Além disso, as organizações trabalharão no desenvolvimento de novas soluções, como a IA generativa, em frentes como a acessibilidade dos alunos, avaliações e evasão escolar.

“O objetivo é explorar novas formas de integrar tecnologia e educação, garantindo que a Unit se mantenha à frente em um cenário educacional cada vez mais competitivo e digital”, explica Fábio Santos, diretor de TI do Grupo Tiradentes.

A história do Grupo Tiradentes começou em 1962, no centro de Aracaju, ainda como Ginásio Tiradentes ofertando turmas que iam do ensino infantil aos antigos cursos técnicos de Administração e Contabilidade.

Hoje, com 62 anos de história, é considerado um dos mais importantes grupos educacionais do Nordeste, com muita penetração no mundo por meio de cooperação acadêmica e científica com mais de 70 instituições de ensino superior em 17 países.

Com sede na Suíça, a SoftwareOne conta com cerca de 7,7 mil especialistas em tecnologia localizados em 90 países. A empresa oferece soluções de 7,5 mil fabricantes diferentes para mais de 65 mil clientes.

No Brasil desde 1985, a companhia tem escritórios em São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Curitiba e Rio de Janeiro.