INDÚSTRIA

Guaíba terá fábrica de aviões

Projeto com investimento de R$ 3 bi contempla pista, hub de inovação e centros de pesquisa, logística e manutenção.

22 de outubro de 2025 - 13:52
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Aeromot, empresa de tecnologia aeronáutica e estratégia de defesa, vai construir um complexo aéreo destinado à produção, pesquisa e desenvolvimento do setor na cidade de Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre.

Com um investimento estimado em R$ 3 bilhões, o chamado AeroCITI – Aerocentro Integrado de Tecnologia e Inovação, terá a sua pedra fundamental lançada no dia 23 de outubro, data que marca o Dia do Aviador e o primeiro voo do 14 Bis.

O AeroCITI será um complexo industrial que contará com uma fábrica de aeronaves, hub de inovação e centros de pesquisa, logística e manutenção. 

Além disso, terá infraestrutura aeroportuária com função regional, funcionando como alternativa ao Aeroporto Internacional Salgado Filho em caso de indisponibilidade.

A fábrica produzirá aeronaves para a Diamond Aircraft, companhia austro-canadense, do modelo Diamond DA62, um bimotor de sete lugares com tecnologia comparável aos sistemas da aviação comercial e voltada a trajetos curtos.

Com previsão de entrar em operação em 2027, a indústria também produzirá componentes para as fábricas da marca em outros países, atendendo ao mercado brasileiro e da América Latina, já que o contrato contempla exportações.

O projeto prevê a geração de cerca de 1,5 mil empregos diretos e indiretos e tem o objetivo de posicionar o Rio Grande do Sul como um polo de inovação e tecnologia para o setor.

“O mercado da aviação mundial vai mais do que dobrar nos próximos 15 anos. Precisamos responder à demanda de produtos e de mão de obra qualificada para atendê-la”, afirma Guilherme Cunha, CEO da Aeromot.

Fundada em 1967, em Porto Alegre, a Aeromot especializou-se em soluções customizadas e tecnologia aeronáutica para os segmentos militar, de segurança pública e civil, sendo reconhecida como Empresa Estratégica de Defesa (EED) pelo Ministério da Defesa.

A companhia é líder no fornecimento de aeronaves multimissão, integração de sistemas, desenvolvimento de projetos e fabricação de peças, além de oferecer serviços de manutenção aeronáutica.

Entre suas áreas de atuação, estão as Forças Armadas, segurança pública, governo, aviação geral, táxi aéreo, escolas de pilotagem e aviação agrícola.

A Aeromot possui uma filial em Belo Horizonte, no Aeroporto da Pampulha, e mantém centros de serviços multimarcas para manutenção de diversas aeronaves.