RETAILTECH

HiPartners investe na Aravita

Aporte segue captação de R$ 12 milhões realizada pela startup em março deste ano.

28 de julho de 2023 - 10:14
Esta é a segunda captação da empresa este ano (Foto: Depositphotos)

Esta é a segunda captação da empresa este ano (Foto: Depositphotos)

A Aravita, startup dona de uma solução que ajuda varejistas a administrar produtos frescos, recebeu um aporte adicional da HiPartners, venture capital focada no varejo brasileiro, à rodada de R$ 12 milhões realizada pela empresa em março deste ano.

Na ocasião, a rodada foi liderada por Qualcomm Ventures e 17Sigma. Além disso, contou com a participação de  investidores-anjo e empresas como Bridge, DGF Investimentos, Alexia Ventures, BigBets e Norte Capital. O novo aporte não teve o valor revelado.

Fundada no ano passado por Aline Azevedo, Bruno Schrappe e Marco Perlman, a Aravita utiliza inteligência artificial e deep learning para prever a demanda de alimentos como frutas, verduras e hortaliças no varejo. 

Com o propósito de reduzir o desperdício, a tecnologia baseia suas respostas em fatores variáveis como oscilações da produção, impactos de feriados, diferenças no mix e no poder de consumo dos clientes de cada loja, entre outros critérios. 

Além disso, o sistema obedece às restrições de cada organização, como políticas internas de compra, logística e display, para estruturar e resolver problemas não moldados da cadeia de perecíveis.

A plataforma conta com funcionalidades como controle de inventário e integração com sistemas de ponto de venda. 

No início deste ano, a startup iniciou um piloto em uma rede com dezenas de lojas na região de São Paulo. A médio prazo, a solução também deve contar com IA e visão computacional para automação de processos.

Azevedo, atual Chief Product Officer (CPO), já atuou em empresas como Loft, como gerente de produtos, e Cervejaria Ambev, como gerente do time de TI e product owner.

Já Schrappe, Chief Technology Officer (CTO) da startup, atua internacionalmente na SapienX, empresa que fundou e é diretor-gerente, e na Sgsco, como vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento digital.

Perlman fez uma carreira de mais de 19 anos na Digipix, empresa que fundou e atua como presidente. Atualmente, é o Chief Executive Officer (CEO) da Aravita.

"A Aravita é uma aposta certeira para atender o gargalo do desperdício de perecíveis e de receita no varejo, ampliando a capacidade de executar o planejamento de demanda, gerando rentabilidade, e suprimindo cada vez mais os impactos ambientais e a insegurança alimentar no planeta", ressalta Walter Sabini Junior, CEO da HiPartners. 

Em um primeiro momento, a startup terá o auxílio da HiPartners para alinhar a teoria com a “linha operacional do cotidiano varejista”. Logo em seguida, na fase de escala, a venture capital pretende conectar a Aravita com grandes supermercadistas no país.

Criada em 2012, a HiPartners Capital & Work nasceu de um projeto pessoal do empreendedor Walter Sabini Junior, responsável pela venda da Virid, plataforma de e-mail marketing adquirida em 2011 pela Serasa Experian. A empresa é a primeira venture capital brasileira focada em retail techs.