
Alexandra Gioso, diretora do Hub55. Foto: Divulgação.
O Hub55, organização focada na internacionalização de empresas com ramificações no Brasil, Estados Unidos e Europa, acaba de inaugurar um escritório próprio em São José dos Campos, contando também com uma base no Parque Tecnológico da cidade.
A partir da nova unidade, a empresa busca aproximação com as companhias da região, que se destacam no campo da inovação tecnológica – especialmente no setor aeroespacial.
O Hub55 acredita que, com a fusão da Boeing com a Embraer no mercado de aviação civil, ocorrida recentemente, as empresas da região terão um processo mais acelerado de internacionalização.
Uma das empresas locais que utiliza os serviços do Hub55 para expandir no mercado externo é a Globo Usinagem, fornecedora da Embraer desde 1987.
“As empresas daqui já não podem depender exclusivamente do mercado nacional. Nosso objetivo não é ficar em nossa ‘caixinha’ local, mas sair dela e ser global. Por essa razão nos associamos ao Hub55”, diz o presidente da companhia, Mauro Ferreira.
O papel da plataforma será o de facilitar a “via de mão dupla” da internacionalização: ajudar as empresas locais a terem acesso ao mercado externo e trazer companhias de fora que tenham interesse em efetuar parcerias em São José.
“As empresas não podem olhar apenas para o mercado interno, ou depender de um único cliente. É necessário buscar o exterior. Especialmente no caso de São José dos Campos, cuja região já é reconhecida como um cluster de tecnologia”, afirma Alexandra Gioso, diretora do Hub55.
De acordo com o estudo Aerospace Cities of the Future 2018/19, divulgado em junho deste ano pelo fDi Intelligence, São José dos Campos ocupa o primeiro lugar entre as cinco cidades mundiais mais bem preparadas em termos de estratégia de captação de investimentos estrangeiros diretos, o que a coloca na mira de negócios e parcerias internacionais.
Em 2017, a Consultoria Paseli inaugurou um escritório em New Haven, no estado americano de Connecticut, para apoiar empresas brasileiras que buscam iniciar operações nos Estados Unidos. Assim, foi criado o Hub55.
A iniciativa da Paseli tem parceria com entidades brasileiras e norte-americanas e apoio do governo de Connecticut. Empresas de TI contam ainda com assistência da Softex - Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro.