IBM: BI para Femsa, Cyrela e Bonsucesso

A IBM Brasil anuncia os resultados de três novos contratos de BI no Brasil.

Um dos novos clientes é a Femsa, empresa do ramo de bebidas e segundo maior engarrafador de Coca-Cola do mundo, que adotou a solução da IBM para facilitar e agilizar o planejamento e simulação de processos financeiros voltados à avaliação do impacto de cada decisão no resultado geral da organização.
15 de outubro de 2009 - 14:26
A IBM Brasil anuncia os resultados de três novos contratos de BI no Brasil.

Um dos novos clientes é a Femsa, empresa do ramo de bebidas e segundo maior engarrafador de Coca-Cola do mundo, que adotou a solução da IBM para facilitar e agilizar o planejamento e simulação de processos financeiros voltados à avaliação do impacto de cada decisão no resultado geral da organização.

Com o BI e outras soluções da linha IBM Cognos, implantadas pela CTI Consultoria, a companhia passou a realizar simulaçõres financeiras que possibilitam a projeção de resultados de áreas como balanço e fluxo de caixa em 20 minutos.

Outro projeto foi realizado na Cyrela, incorporadora de imóveis residenciais, que adotou a solução de Business Intelligence Cognos 8, utilizando os recursos em três áreas críticas de seu negócio: inteligência de mercado, comercial e terrenos.

Estes departamentos são responsáveis pelas estratégias de venda e pesquisas para detecção da demanda de clientes e avaliação dos terrenos disponíveis para a incorporadora. Com o BI, a Cyrela tem acesso a informações “georeferenciadas”, já que o software é composto por mapas de todo o Brasil, com dados precisos sobre latitude e longitude.

Isso permite um acesso mais rápido aos empreendimentos da incorporadora, bem como a identificação das melhores localizações para futuros lançamentos.

As métricas de cruzamento de dados também possibilitam obter informações detalhadas sobre o tráfego da localidade, sua população, renda e oferta de transporte público, possibilitando o desenvolvimento do produto mais adequado a cada local.

O Grupo Bonsucesso, banco mineiro que atua em todo o país com linhas de crédito consignado, varejo e cartão de crédito, completa a lista de contratos recentemente anunciados pela IBM.

A instituição adquiriu softwares da linha Cognos para criação de um portal que centralizasse seus dados estratégicos, formando o Banco de Informações Gerenciais (BIG).

O sistema conta com painel de metas, relatório da atuação e informações sobre taxa de retorno das operações realizadas. O projeto permitiu à diretoria do banco acompanhar online e em tempo real indicadores de desempenho como, por exemplo, os relacionados ao nível de inadimplência em cada um dos 180 convênios de atuação em todo o Brasil.
 
“O portal possui mais de mil acessos semanais, com 91% de aceitação dos colaboradores”, afirma Rodrigo Cantelli, superintendente de TI do Grupo Bonsucesso.