CASA DE FERREIRO

IBM tem problemas de e-mail

Migração de servidores deixa e-mails fora do ar na gigante de TI.

02 de julho de 2021 - 08:11
Na casa do ferreiro, o espeto é de pau, já diz o ditado. Foto: Pexels.

Na casa do ferreiro, o espeto é de pau, já diz o ditado. Foto: Pexels.

Uma migração dos servidores de e-mail da IBM está causando problemas em larga escala na gigante de TI, com funcionários tendo ficado entre quatro a cinco dias sem acesso a e-mail, agenda ou reuniões.

Os problemas foram revelados pelo site britânico The Register, a partir de conversas com vários funcionários da IBM. 

Uma fonte do site estima que os problemas podem ter impactado entre 150 mil e 200 mil dos 400 mil funcionários da IBM no mundo.

A multinacional confirmou ao site que “alguns funcionários estão sofrendo atrasos nos serviços de e-mail” e disse que está usando “ferramentas alternativas de comunicação” enquanto restaura os sistemas. 

De acordo com o Register, a IBM vinha planejando a migração pelo último ano e meio, com o objetivo de transferir os dados da companhia dos servidores da HCL para os seus próprios.

A HCL comprou em dezembro de 2018 uma série de softwares da IBM, incluindo aí o Notes & Domino, software de mensageria que chegou a dominar no meio corporativo nos anos 90.

Os indianos já tinham fechado acordos com a IBM para terceirizar o desenvolvimento de alguns desses produtos, incluindo o próprio Notes.

Os problemas afetam outras soluções, como o Outlook e o webmail Verse, outra solução adquirida pela HCL. O Slack uma solução de chat corporativo que é um bebê comparada com o Notes, segue funcionando.

Para completar o quadro da dor, os problemas aconteceram em meio ao fechamento do trimestre fiscal da IBM, encerrado na quarta-feira, 31.

Segundo comunicações internas às quais o Register teve acesso, a IBM contactou seus vendedores, dando instruções sobre como fechar as vendas por meio de métodos alternativos ao e-mail, como o aplicativo de assinaturas eletrônicas e até o Slack.

  • Mais sobre: