Indra lança integrador para e-gov

A Indra lança a Amara, plataforma de governo eletrônico que contempla a prestação de serviços telemáticos como um modelo focado nos critérios de segurança jurídica e na racionalização e normalização do procedimento administrativo.

23 de abril de 2010 - 17:05

A Indra lança a Amara, plataforma de governo eletrônico que contempla a prestação de serviços telemáticos como um modelo focado nos critérios de segurança jurídica e na racionalização e normalização do procedimento administrativo.

O sistema permite a colaboração entre diferentes entidades públicas, estabelecendo fluxos de trabalho. Com isso, a ideia é reduzir o tempo de entrega dos serviços à população, além de facilitar a gestão pública, por meio da integração de administrações.

A plataforma é composta por oito módulos.

O Amara Atende representa a face frente aos cidadãos, mediante um ponto de acesso a uma seção própria ou pasta do contribuinte, onde é possível navegar em busca do expediente concreto, solicitar informação sobre o estado do mesmo, aportar e receber a informação solicitada, tudo em formato digital.

Já o Amara Captura funciona como uma ferramenta de classificação, separação, extração e exportação de dados, que permite transformar documentos de papel em digitais.

O Amara Registra é um sistema de registro de documentos de entrada e saída, enquanto que o Amara Trâmite é o módulo responsável pelo controle e gestão do fluxo da tramitação de expedientes administrativos.

Os outros quatro módulos são: Amara Porta Assinaturas (serviço de assinatura digital dos documentos associados a um procedimento), Amara Notifica (responsável pelo serviço e seguimento das notificações que os procedimentos requerem), Amara Arquiva (que gerencia o ciclo de vida de toda a documentação, armazenamento e custódia, administração e utilização de documentos) e Amara Netplus (responsável pela plataforma de pagamentos inclusa em procedimentos administrativos).
 
No Brasil desde 1996, a Indra atua nos mercados de administração pública, telecomunicações e indústria e consumo. A companhia espanhola atende, por aqui, a mais de 40 clientes.

Em 2009, as vendas globais da empresa alcançaram € 2.513 milhões. Já a equipe mundial está em 29 mil, que atendem a clientes de mais de 100 países.