InfoServer otimiza TI do HSBC

Para facilitar a atualização e instalação de novos aplicativos em mais de 15 mil equipamentos departamentais distribuídos em todo país, através de um projeto mundial, o Grupo HSBC investiu na otimização de seu help desk. O projeto, assinado pela InfoServer, envolveu a implementação do Microsoft System Management Server (SMS), suporte e treinamento.
15 de janeiro de 2009 - 16:28
Para facilitar a atualização e instalação de novos aplicativos em mais de 15 mil equipamentos departamentais distribuídos em todo país, através de um projeto mundial, o Grupo HSBC investiu na otimização de seu help desk. O projeto, assinado pela InfoServer, envolveu a implementação do Microsoft System Management Server (SMS), suporte e treinamento.

O projeto teve início quando a Instituição sentiu a necessidade de ganhar maior agilidade na resolução das demandas provenientes de seus colaboradores na atualização dos PCs. Era preciso também aprimorar a segurança da informação interna do banco.

Assim, o foco principal esteve na facilidade do gerenciamento de cada máquina da organização. “Qualquer movimentação ou formatação prejudicava nosso controle e não conseguíamos detectar quais aplicativos cada profissional utilizava”, conta Marcos Espedito Carvalho, coordenador-técnico da equipe de Desktop Management do HSBC Bank Brasil.

Além disso, não era possível saber se a quantidade de licenças estava adequada ao número de usuários, já que não havia acompanhamento das aplicações instaladas, destaca Carvalho. As instalações também eram manuais e o banco não conseguia bloquear a implementação de novos aplicativos por parte dos usuários.

“Um dos desafios do projeto foi a corrida contra o tempo, pois em paralelo à migração das máquinas, tínhamos de distribuir as aplicações nessas estações de forma automatizada”, destaca Sandra Garutti, gerente Comercial da InfoServer. Segundo ela, a adoção do SMS garantiu ao HSBC total controle sobre o parque de hardware e software, pois o sistema avisa se houve mudanças na configuração dos computadores e quando estas foram realizadas.

Agora, o inventário de software do banco é detalhado, fornecendo dados sobre os aplicativos, as versões utilizadas e a freqüência de uso de cada usuário. Além disso, a instalação de aplicativos, que chegava a demandar semanas, hoje é concluída em uma hora.

“Reduzimos em 98% o tempo de instalação em grande volume e em 80% os chamados individuais”, orgulha-se Carvalho. Tudo isso levou à diminuição de 16% no número de solicitações ao help desk.

Até o final do segundo semestre deste ano, a previsão da instituição é estender o uso do Microsoft System Management Server 2003 para a gestão dos mais de 600 servidores que fazem parte do parque tecnológico do banco no Brasil. O HSBC ainda planeja migrar as estações de trabalho do SMS 2003 para o System Center Configuration Manager.