ISPs

InternetSul tem nova presidente

Raquel Schwabach, da Brasrede Telecomunicações, lidera a entidade até o fim de 2027.

08 de janeiro de 2026 - 12:37
Raquel Schwabach. Foto: divulgação.

Raquel Schwabach. Foto: divulgação.

A Associação dos Provedores de Internet do Sul do Brasil (InternetSul) oficializou Raquel Schwabach, da Brasrede Telecomunicações, como a sua nova presidente para o biênio 2026/2027.

Como vice-presidente, quem assume é Sílvio Seganfredo, diretor técnico da Adyl Telecom.

Entre as prioridades do novo ciclo, estão a manutenção do diálogo com órgãos reguladores, o apoio às empresas frente às exigências legais e o estímulo à formação de novas lideranças para projetos estratégicos da associação. 

“A InternetSul é feita por pessoas e para pessoas. Vamos seguir nos comunicando com clareza, atuando com transparência e trabalhando de forma colaborativa para apoiar as empresas nos desafios regulatórios, tributários e de gestão que o mercado impõe”, destaca Schwabach.

Fábio Badra, que presidiu a associação na gestão 2024/2025, segue atuando como diretor de relações institucionais, dando continuidade ao trabalho de articulação junto a instituições e órgãos como o BNDES, o Ministério das Comunicações e o Conselho Gestor do Fust. 

“Tenho certeza de que a Raquel e sua equipe farão o melhor por todos nós. A InternetSul segue avançando com uma gestão comprometida com o setor e com os associados”, afirma Badra.

A nova diretoria também conta com Anderson Auler como diretor técnico, Luís B. Junior como diretor administrativo e financeiro e Gabriel Rost como diretor de comunicação e marketing.

Neste mês, ainda serão divulgados os nomes de diretores regionais e setoriais que apoiarão diretamente a gestão.

Com 28 anos de história, a InternetSul é uma das entidades mais influentes do setor de telecomunicações no Brasil, com foco principal na região Sul. A associação conta com mais de 165 empresas associadas, principalmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Os provedores regionais (ISPs), grupo defendido pela entidade, detêm hoje mais de 50% do mercado de banda larga fixa no Brasil, superando as grandes operadoras nacionais em diversas regiões.