PREVENÇÃO

ITA e Essex fazem pesquisa conjunta sobre cibercrime

Instituições de ensino irão desenvolver framework para detecção de ameaças cibernéticas.

20 de junho de 2024 - 15:57
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) se uniu à universidade britânica de Essex para desenvolver um framework sofisticado para detecção preventiva de ameaças cibernéticas.

O projeto será co-liderado pelos professores Cesar Marcondes, da Divisão de Ciência da Computação do ITA, e Haralambos Mouratidis, diretor do Instituto de Análise e Ciência de Dados (IADS) da Universidade de Essex.

Segundo as instituições, o objetivo não é apenas avanços substanciais no setor de cibersegurança, mas também o fortalecimento das capacidades de resposta e uma maior colaboração global no combate às ameaças digitais.

O trabalho envolverá uma análise detalhada dos dados comportamentais de rede e sistema a fim de criar um sistema que combine perfis cibernético-psicológicos com análises de comportamento.

De acordo com as universidades, essa abordagem torna possível ter uma compreensão mais acurada sobre potenciais ameaças à segurança cibernética.

Para chegar a esse resultado, será feita uma curadoria detalhada, assim como a normalização de diversas fontes de dados, incluindo logs de sistema e saídas de tecnologia vestível, para garantir a consistência e confiabilidade das informações utilizadas. 

Paralelamente, serão implementados sistemas de vigilância em tempo real para a análise contínua de fluxos de dados, o que permitirá a identificação de comportamentos de usuário que possam indicar riscos.

Além disso, o projeto irá desenvolver e refinar algoritmos de Inteligência Artificial Explicável (IAE), um conjunto de processos que permitem ao usuário entender os resultados e saídas criados pelos algoritmos de aprendizado de máquina da IA, aumentando a eficiência na tomada de decisões em ambientes complexos. 

Um dos pontos centrais da ação é a disseminação dos resultados e a busca por colaborações internacionais.

Fundado em 1950, o ITA é uma instituição de ensino superior pública da Força Aérea Brasileira, vinculada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial.

Localizado em São José dos Campos, São Paulo, o instituto possui cursos de graduação e pós-graduação ligados à engenharia, em especial no setor aeroespacial.

Já a Universidade de Essex foi criada em 1964 e também é uma instituição pública, com foco em pesquisa científica. Ao todo, a instituição possui 132 países representados em seu corpo estudantil.