(1).jpg?w=730)
Foto: divulgação.
A QLuz, concessionária liderada pela Quantum Engenharia, modernizou mais de 23 mil pontos de luz da cidade de Itajaí, em Santa Catarina, com um sistema inteligente de telegestão que utiliza dispositivos IoT da M2M Telemetria e a rede 4G da TIM.
A comunicação entre os dispositivos é feita por meio da tecnologia Narrowband-IoT, solução de rede de baixa potência e grande alcance projetada para dispositivos da Internet das Coisas.
Uma plataforma em nuvem fornecida pela M2M Telemetria permite acompanhar o funcionamento de cada luminária, ajustar níveis de iluminação conforme a demanda e gerar alertas automáticos em caso de problemas como quedas de energia ou falhas nos equipamentos.
“Com a telegestão, eliminamos a necessidade de rondas manuais para checar os pontos de luz, ganhamos agilidade na correção de falhas e ainda otimizamos o consumo energético nos horários de menor movimento”, conta José Edivaldo de Sales Silva, gerente da concessionária QLuz.
Criada em 2020, a QLuz é uma concessionária de iluminação pública idealizada pela Quantum Engenharia com foco em modernização, operação e manutenção de sistemas de iluminação via Parcerias Público‑Privadas (PPPs).
Recentemente, a empresa vem expandindo sua atuação: em Itajaí, já modernizou 63 % dos pontos com LED desde novembro de 2023, implantou um canal 0800, aplicativos e site para comunicação de falhas.
A M2M Telemetria foi fundada em 2003 e atua desenvolvendo soluções em Smart Grid e Smart City integrada à era IoT. Com experiência em implantações de grandes projetos e atuação internacional, trabalha em parceria com players mundiais como Qualcomm, CEMIG, IPSul e NEPEn.
A TIM nasceu em 1995 no Brasil após a divisão das atividades de telefonia fixa e móvel da Telecom Italia e conta com mais de 62 milhões de clientes.