
Foto: Jefferson Bernardes/PMPA.
Porto Alegre é a mais nova cidade a contar com iluminação pública inteligente por meio de tecnologia de Banda Estreita para Internet das Coisas (4G NB-IoT, na sigla em inglês), uma rede de grande alcance com baixo consumo de energia.
O projeto foi realizado pela TIM, que conecta a rede em nuvem, em parceria com a M2M Telemetria, que fornece os módulos de telegestão inteligente, e a Qualcomm, fornecedora do modem Qualcomm 9205 LTE, criado para soluções em IoT.
A tecnologia será utilizada pela IPSul, concessionária responsável pela iluminação pública da cidade.
Ao todo, foram instaladas e ativadas mais de 22 mil luminárias inteligentes nas principais avenidas e ruas de Porto Alegre, englobando cerca de 20% de todos os pontos de iluminação do município.
Na prática, as luminárias reportam e recebem as informações essenciais para todas as funcionalidades na rede em nuvem por meio da conectividade da TIM.
Depois, os módulos de telegestão da M2M, baseados na solução da Qualcomm, permitem o monitoramento e controle remoto das luminárias.
Por meio de uma plataforma de gestão, é possível acompanhar o consumo de energia, controlar a luminosidade, receber alertas em tempo real sobre luminárias defeituosas e ligar ou desligar os dispositivos.
Além disso, a localização por GPS também fica disponível no sistema, que deve permitir uma gestão mais eficiente dos pontos e trazer mais segurança, inibindo o furto de equipamentos.
Com a combinação de tecnologia de telegestão inteligente com o uso de luminárias LED, a expectativa de economia de energia é de 12% superior em comparação à gerada apenas pela modernização.
“Esse tipo de monitoramento traz inovação e economia. Vamos poder atuar de forma preventiva e ter mais eficiência nos serviços prestados", declara Marcos Felipi Garcia, secretário municipal de serviços urbanos de Porto Alegre.
A TIM nasceu em 1995 no Brasil após a divisão das atividades de telefonia fixa e móvel da Telecom Italia e conta com mais de 50 milhões de clientes. Em 2021, a empresa listada na B3 e na NYSE faturou R$ 18 bilhões, alta de 4,6% em relação ao ano anterior.
Fundada em 2003 e com sede em Belo Horizonte, a M2M Telemetria desenvolve soluções em Smart Grid e Smart City integradas à Internet das Coisas (IoT).
Já a Qualcomm é considerada líder mundial em tecnologia sem fio e no desenvolvimento, lançamento e expansão do 5G. Com sede em San Diego, a companhia lista mais de 43 mil funcionários em seu LinkedIn.