A região Sul do Brasil lidera em número de jornalistas que passam mais tempos conectados a redes sociais.
A informação foi divulgada pela S2 Comunicação Integrada que realizou uma pesquisa sobre os hábitos da imprensa brasileira dentro das novas plataformas de comunicação.
Segundo a pesquisa, 32% dos jornalistas da região Sul passam mais de três horas por semana em redes como Twitter, Orkut e Facebook. Na região Sudeste, o índice cai para 20%.
As redes sociais listadas foram Orkut, Facebook, Twitter, Flickr, LinkedIn, MySpace e YouTube. Dos participantes, mais de 700 afirmaram que fazem parte de pelo menos uma rede social.
Orkut e Twitter são os serviços mais utilizados, com 80% e 50% de presença, respectivamente, e o Facebook com mais de 30%.
Segundo os pesquisadores, o Twitter chamou a atenção pela forte adesão por parte dos jornalistas e, principalmente, pela freqüência de atualizações. O serviço gratuito de microblog foi apontado pela pesquisa como o mais ativo, com 52% dos jornalistas afirmando que postam comentários mais de quatro vezes por semana. As redes menos dinâmicas são o Orkut e o Facebook.
Entre os paulistas, o Orkut e o Twitter são destaques como fonte de informação, ambos citados por 40% dos entrevistados. Já nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, o Orkut é mencionado por 60% dos jornalistas.
O levantamento também mostra que os jornalistas brasileiros freqüentam redes sociais por motivos pessoais e profissionais. Mais de 70% dos jornalistas de São Paulo e das regiões Sul e Sudeste afirmaram que acessam pelas duas razões. Já no Norte, Nordeste e Centro-Oeste, os jornalistas preferem participar de redes sociais por motivos pessoais.
O levantamento foi feito com 900 jornalistas de todas as partes do Brasil.
A informação foi divulgada pela S2 Comunicação Integrada que realizou uma pesquisa sobre os hábitos da imprensa brasileira dentro das novas plataformas de comunicação.
Segundo a pesquisa, 32% dos jornalistas da região Sul passam mais de três horas por semana em redes como Twitter, Orkut e Facebook. Na região Sudeste, o índice cai para 20%.
As redes sociais listadas foram Orkut, Facebook, Twitter, Flickr, LinkedIn, MySpace e YouTube. Dos participantes, mais de 700 afirmaram que fazem parte de pelo menos uma rede social.
Orkut e Twitter são os serviços mais utilizados, com 80% e 50% de presença, respectivamente, e o Facebook com mais de 30%.
Segundo os pesquisadores, o Twitter chamou a atenção pela forte adesão por parte dos jornalistas e, principalmente, pela freqüência de atualizações. O serviço gratuito de microblog foi apontado pela pesquisa como o mais ativo, com 52% dos jornalistas afirmando que postam comentários mais de quatro vezes por semana. As redes menos dinâmicas são o Orkut e o Facebook.
Entre os paulistas, o Orkut e o Twitter são destaques como fonte de informação, ambos citados por 40% dos entrevistados. Já nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, o Orkut é mencionado por 60% dos jornalistas.
O levantamento também mostra que os jornalistas brasileiros freqüentam redes sociais por motivos pessoais e profissionais. Mais de 70% dos jornalistas de São Paulo e das regiões Sul e Sudeste afirmaram que acessam pelas duas razões. Já no Norte, Nordeste e Centro-Oeste, os jornalistas preferem participar de redes sociais por motivos pessoais.
O levantamento foi feito com 900 jornalistas de todas as partes do Brasil.