
A ITS criou um sistema de pagamento por cartão de débito e crédito em ônibus de Jundiaí. Foto: Paulo Grégio.
A empresa ITS Tecnologia, especialista em distribuição de créditos para o transporte público, desenvolveu um sistema de pagamento por cartão de débito e crédito em linhas do terminal Vila Rami, em Jundiaí.
A cidade paulista será a primeira do Brasil a receber o sistema financeiro dentro do transporte público, segundo a ITS. Inicialmente, a solução funcionará em dez ônibus. Ao longo do tempo, o sistema será expandido para os outros 270 ônibus da cidade.
Com o sistema, o passageiro insere o cartão na máquina, escolhe a opção crédito ou débito, digita a senha e, em seguida, a catraca é liberada.
O objetivo é disponibilizar o acesso aos créditos eletrônicos para transporte com facilidade e gerar a redução do fluxo de dinheiro nos ônibus através do pagamento de passagens por cartão.
De acordo com o secretário de Transportes, Wilson Folgozi, o objetivo é atingir 15% dos passageiros que ainda não possuem o cartão do Bilhete Único e utilizam dinheiro.
“São 120 mil passageiros por dia que utilizam o transporte público. Cerca de 18 mil ainda pagam em dinheiro. Para reduzir a circulação de dinheiro no ônibus, esse público pode utilizar o cartão bancário”, explica.
O projeto realizado em Jundiaí é desenvolvido pela ITS Tecnologia, que tem parceiros como Getnet, Prodata Mobility Brasil, Skytef e Verifone na implantação.
Com quase 400 mil habitantes, Junidaí é localizada entre as cidades de São Paulo e Campinas.
A ITS foi a primeira empresa do país a desenvolver e implementar um gateway de distribuição e pagamento para o segmento do transporte público de passageiros do país. A companhia é parceira do Moovit, maior aplicativo colaborativo de transporte público do mundo, com mais de 30 milhões de usuários em 800 cidades.
Com a parceria firmada no final de 2014, os usuários do Moovit podem administrar os seus cartões de transporte público sem ter que sair do aplicativo.