Livro analisa universidade-empresa na inovação

A Autêntica Editora lança na quinta-feira, 27, o livro “Em busca da inovação - Interação universidade-empresa no Brasil”, organizado pelos pesquisadores Wilson Suzigan, Eduardo Albuquerque e Silvio Antonio Ferraz Cario.

O livro trata da articulação entre universidades, institutos de pesquisa e empresas como componente decisivo da construção de um sistema de inovação, avaliando o atual estágio de projetos deste tipo no Brasil.

21 de outubro de 2011 - 14:12

A Autêntica Editora lança na quinta-feira, 27, o livro “Em busca da inovação - Interação universidade-empresa no Brasil”, organizado pelos pesquisadores Wilson Suzigan, Eduardo Albuquerque e Silvio Antonio Ferraz Cario.

O livro trata da articulação entre universidades, institutos de pesquisa e empresas como componente decisivo da construção de um sistema de inovação, avaliando o atual estágio de projetos deste tipo no Brasil.

Trata-se de uma coletânea de 12 artigos, reunidos desde 2006 e segundo os quais o papel das universidades e institutos tem sido subestimado na composição do cenário da inovação no país, com ênfase na importância da participação destas entidades nas áreas de “baixa tecnologia”.

Para composição dos artigos e da investigação que resultou no livro, são utilizadas duas fontes principais: a análise das informações dos grupos de pesquisa cadastrados pelo CNPq e os dados de suas interações com empresas.

Estudos de caso também estão presentes na obra, que tem 464 páginas e preço sugerido de R$ 43.

Os organizadores
Silvio Antonio Ferraz Cario é professor dos cursos de graduação e de pós-graduação em Economia e de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina.

Wilson Suzigan é professor do Departamento de Política Científica e Tecnológica, Instituto de Geociências/Unicamp e editor da Revista Brasileira de Inovação.

Eduardo Albuquerque é professor do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais e ministra disciplinas como Economia da Ciência e da Tecnologia e Economia Política do Capitalismo Contemporâneo.

O lançamento
O evento oficial de lançamento do livro ocorre na quinta-feira, 27, às 11h, no auditório 3 do Bloco de Seminários da UFMG (Av. Antônio Carlos, 6627), em Belo Horizonte.

Informações pelo telefone (31) 3409.7209, ou pelo site da editora, relacionado abaixo.