
Pix possibilita transações cambiais mais rápidas para turistas (Foto: Depositphotos)
O Pix agora pode ser usado para realizar transações em cerca de 30 lojas francesas, entre elas a Citypharma, uma das farmácias mais populares entre turistas para compra de cosméticos, localizada no centro de Paris.
O pagamento é feito via QR Code através da plataforma VoucherPay, voltada para compras internacionais, sob uma taxa de serviço de 3% diante da conversão de Euro para Real.
O cliente também pode parcelar suas compras em até dez vezes, mas nesse caso, a taxa pode superar 3%.
Segundo o TAB Uol, o objetivo dos comerciantes é atrair mais viajantes e oferecer a eles uma nova alternativa ao cartão de crédito, que inclui taxas de uso, e ao dinheiro em espécie, que pode representar um risco caso seja portado em grande quantidade.
Hoje, a França recebe cerca de 1,2 milhão de turistas brasileiros anualmente, os quais têm como uma de suas principais motivações de viagem as compras no país.
A VoucherPay é um aplicativo de pagamentos disponível para iOS e Android, que possibilita o parcelamento de compras no exterior sem cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
A empresa por trás da ferramenta é Brapago Payments, fintech brasileira parte do Intergiro, banco digital sueco.
Com o acordo com as lojas francesas, a VoucherPay está adiantando uma novidade que está nos planos futuros de desenvolvimento do Banco Central para o Pix.
A ideia é disponibilizar o sistema internacionalmente para formar um bloco econômico. Até o momento, os países que estão negociando a tecnologia com o Banco Central são Chile, Uruguai, Colômbia e Equador.
Apesar de a modalidade ainda não possuir uma data de lançamento determinada, a expectativa é que isso aconteça até o final de 2024.
Entre os possíveis benefícios do Pix internacional, estariam a redução no tempo das transações, operações cambiais mais baratas e crescimento do número de transações internacionais realizadas por dia, conforme aponta o site EuroDicas.