
Foto: divulgação.
Um novo golpe relacionado ao Pix tem viralizado nas redes sociais: criminosos estão se fazendo passar por funcionários do Itaú para enganar clientes da instituição e pedir falsos estornos de transferências.
Segundo o jornal O Globo, uma das vítimas foi a jornalista Marcella Centofanti. Um homem ligou para ela dizendo ser funcionário do banco e comunicou que sua conta havia sido invadida e, "por medida de segurança, bloqueada".
Na ligação, ele deu dados sobre o seu extrato bancário e todas as transações feitas nos últimos dias, com todos os detalhes.
Isso, segundo Centofanti, além do tom de voz calmo, das palavras articuladas e até mesmo da música que toca nas ligações oficiais do Itaú.
Quando a jornalista entrou no aplicativo do banco, confirmou que sua conta estava, de fato, bloqueada.
Segundo o suposto funcionário, depois de uma "varredura do banco em busca de possíveis ações fraudulentas", teriam sido encontrados três depósitos em valores de 9 a 10 mil reais cada um na conta dela. A vítima não reconheceu nenhum desses depósitos.
A solução que o golpista apresentou foi que Marcella transferisse os valores para a mesma conta que o suposto criminoso teria usado. Segundo ele, "dessa forma, o banco reconheceria a duplicidade e cancelaria a operação".
Foi nesse momento que Centofanti desconfiou que se tratava de um golpe. Ao homem, ela disse que acreditava que aquela operação não fazia sentido.
Ele ficou nervoso, ela desligou o telefone e ligou imediatamente para a sua gerente do banco. A funcionária verdadeira confirmou, então, que se tratava de um golpe.
“Reparem que o bandido não me pediu nenhum dado e fingia estar preocupado com a minha segurança. O detalhe mais importante desse golpe é o acesso ao meu extrato bancário do dia. Foi isso que me fez acreditar na veracidade da chamada. Esse dado sigiloso só pode ter sido vazado pelo banco", publicou a jornalista em sua denúncia no Twitter.
Segundo Centofanti, o banco já entrou em contato com ela informando que "o acesso do bandido" foi identificado.
Em nota oficial enviada ao Globo, o Itaú Unibanco garantiu que "tem a segurança e a proteção de dados como prioridades e investe continuamente em tecnologias para o fortalecimento de sistemas, aplicativos e sigilo de informações, além de seguir com rigor todas as diretrizes dos órgãos reguladores."